O pódio
19.07.2020.Fátima
Oito meses depois da última prova de 2019, o nosso campeonato regressou em força.
Devido à pandemia mundial o inicio do campeonato previsto para Março foi adiado... mas mais vale tarde do que nunca e Fátima foi o palco da primeira prova do campeonato 2020/21. O pelotão apresentou-se renovado com 5 estreantes André Gomes, Filipe Sousa , Marco Lopes, Tomás Silva e Bruno Ribeiro a juntarem-se às mais recentes aquisições Rui Lopes e Ricardo Conceição e aos habituais João Moço, Rui Balula e os irmãos Parracho.
Na qualificação João Moço começou da melhor forma carimbando a pole position, na frente dos seus habituais opositores na luta pelo título. O campeão em título Vasco Parracho acompanhou-o na segunda fila, André Parracho foi terceiro com Ricardo Conceição a completar a segunda fila.
No arranque os dois primeiros mantiveram as posições, mas na travagem para a curva 2, Vasco Parracho meteu por dentro e assumiu a liderança que viria a manter apenas nas duas voltas seguintes, momento em que João Moço na reta longa retomou a liderança. A batalha entre os dois pilotos prometia e estava a ser renhida e leal, mas durou pouco tempo ao fim de algumas voltas João Moço começou a aumentar a sua vantagem e passou a estar numa posição confortável que iria manter até ao final da prova sem mais sobressaltos. Mais atrás o inacreditável aconteceu, André Parracho logo na segunda volta fica com o Kart parado, sem gasolina... o piloto trocou de kart mas com 3 voltas de atraso para os lideres... sem hipótese de lutar por pontos e sofrendo um duro golpe que pode comprometer as suas aspirações ao título. No entanto como consolo, fez a melhor volta, que neste campeonato já vale 1 ponto à semelhança da pontuação do escalão máximo automobilístico.
Se a vitória estava decidida para o lado de Moço, a luta pelos lugares do pódio estava ainda muito acesa e durou até à última curva. Vasco Parracho começou a perder ritmo de corrida e aos poucos começou a ser alcançado por Tomás Silva ainda a meio da prova, com o pelotão bastante rápido não existiram muitas dobragens e a luta era direta. Quando já estava mesmo colado ao Kart de Vasco Parracho, o estreante KPA fez pião na curva 2, perdendo o contacto. Contudo a rodar quase 1 segundo mais rápido por volta, Tomás encostou novamente ao kart de Vasco Parracho quando faltavam ainda três voltas para o final. Na reta da meta registou-se o momento mais emocionante com Tomás a chegar a colocar o Kart na frente por dentro para a primeira curva, mas Vasco a responder alargando a trajetória por fora e a segurar a posição por milímetros. Nas restantes curvas teve que manter uma linha mais defensiva, tendo cortado a meta por meio Kart de diferença! Contudo o estreante Tomás Silva revelou muita qualidade e mostrou que pode vir a fazer companhia aos homens da frente.
Ricardo Conceição fez a sua melhor prova terminando na quarta posição e tendo perdido o pódio
apenas devido ao pião. Logo atrás seguiram-se os irmãos Lopes que chegaram a manter uma disputa familiar, com Rui a terminar na frente de Marco. Na sétima posição, Bruno Ribeiro a estrear-se com um bom andamento na frente de Rui Balula que por equivoco acabou por levar mais lastro do que o necessário...André Gomes e Filipe concluíram os lugares pontuáveis, sendo que nesta prova sucedeu algo que dificilmente se repetirá, pois com André Parracho no 11º lugar mas com a volta mais rápida, onze pilotos acabaram por pontuar. Em breve teremos a classificação geral de pilotos a banda desenhada e o filme da corrida inboard!
Kartódromo de Fátima
O tão ambicionado regresso dos KPA ás pistas
Os pilotos a chegarem às boxes para o arranque
da nova temporada KPA 2020/21
A frota 270cc
Últimos preparativos
A equipa KPA
Classificação final
Volta a volta 1
Volta a volta 2
Qualificação
Treinos volta a volta