quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Classificação final


1º lugar -150 pontos

2º lugar - 124 pontos

3º lugar - 123 pontos

4º lugar 59 pontos

   5º lugar: 35 pontos

6º lugar: 34 pontos

7º lugar : 27 pontos



7º lugar : 27 pontos


9º lugar - 25 pontos


9ººlugar - 25 pontos

11º lugar: 20 pontos

12º lugar: 16 pontos

                                                                Clasificação top 20

Pontos de todos os participantes 

Corridas

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Vasco Parracho Campeão





                                      Festa da consagração com triunfo incontestado


     


Carregado, 17-12-2017. 

     Era a última prova, e daqui teria de sair um campeão. Após uma época entusiasmante num campeonato disputado a três, Vasco Parracho, André Parracho e Luis Ranito. Esperava-se uma prova imprevisivel, embora com vantagem pontual para o mais velho dos Parrachos, aos seus rivais só a vitória interessava, e teriam de esperar que o lider do campeonato fizesse pior que 5º lugar. Mas no mundo dos motores as contas fazem-se no fim, e os imponderáveis fazem parte, acidentes ou avarias poderiam surgir na prova e por isso as expectativas eram muitas.
O circuito do Campera no Carregado faria a sua segunda presença no calendário do campeonato, mas agora em sentido contrário. Esse factor servia de ingrediente extra, uma vez que nenhum dos pilotos conhecia a pista  nessa configuração. A frota nova de karts de 270cc era mais um factor de interesse. Destaque ainda para o regresso de Mauro, após longa ausência. A chuva não apareceu mas o frio era de rachar, e após 7 batalhas os pilotos kpa foram aquecer os motores e os pneus pela ultima vez esta época iniciando a qualificação.
Com um tempo identico de 49.6 Vasco e Ranito tiveram que ser comparados á centésima com vantagem para este último,que fez a segunda pole consecutiva da época. O ainda campeão em titulo e ainda com hipoteses matemáticas de o renovar, André Parracho, mostrava dificuldades  na qualificação, posicionando-se num modesto 5º lugar com Luis Paulo ao seu lado em 6º. Mauro mostrava que quem sabe não esquece e qualificava-se em 3º ladeado por Artur Ferreira, novamente a brilhar  em qualificação.
   No momento de maior tensão, o arranque, repetiam-se os protagonistas da ultima ronda em Almeirim, Com Ranito por dentro e Vasco por fora. Apesar de ter muito a perder, Vasco Parracho, voltou a repetir a manobra, desta vez ainda com maior arrojo e assumiu a liderança,aumentando logo uma vantagem considerável volta após volta. Mais atrás, Artur era tocado e caia várias posições. André Parracho acompanhava Mauro na luta pelo 3º lugar e Luis Paulo e Nuno Freire disputavam o 5º. Na frente não havia grande história com Vasco a alargar cada vez mais a vantagem sobre Ranito, apenas por dois momentos correu riscos, o primeiro com uma bandeira amarela de um retardatário que tinha rodado no final da reta mesmo á sua frente e o segundo momento numa dobragem num sitio dificil do circuito, nesses dois momentos Ranito parecia poder responder, mas logo a seguir o lider respondia com um andamento e uma consistência inigualáveis. Era uma questão de ver passar as voltas e o ponteiro do relógio até à chegada da bandeira de xadrez. E assim foi, Kartspelosares, revelava o novo campeão que seria acompanhado no pódio pelos maiores rivais do campeonato, com Ranito em 2º e  André em 3º após grande luta com Mauro. Luis Paulo seria 5º e garantia o 4º lugar no campeonato, Nuno Freire seria 6º e entrava para o top5 no campeonato. Artur Ferreira seria 7º , Fábio 8º e por fim o estreante Ricardo Lourenço.
 Vasco Parracho foi um campeão justo, num campeonato que certamente deixará saudades e que assentaria bem em qualquer um dos três opositores. Se até aqui tinham ficado para a história o duelo em Leiria2013 entre Bap e Vasco e o de Fátima 2014 (André Parracho, Serginho e Bap), esta época teve duelos memoráveis em quase todas as provas, começando em ALmeirim á chuva, entre os 3 do costume sob um piso traiçeiro. Depois a primeira prova no Campera (com aquela entrada na parabólica com os três lado a lado em que não cabia nem mais uma mosca!) e ainda a do Bombarral, com curvas disputadas palmo a palmo, sempre dentro dos limites do correto. Ainda houve episódios dignos de registo como a luta dos irmãos em Leiria e ainda a duelo incial entre Vasco e Ranito na 2º prova de Almeirm. Se houve mérito destes pilotos em dar espetáculo e entregarem-se á luta de corpo e alma, também há que dar mérito aos kartódromos por disponibilizarem frotas competitivas e com poucas falhas mecânicas ao contrário da edição anterior.Para o ano há mais!

                                                             video da primeira volta

                                                     video da bandeira de xadrez

saida das boxes


grelha


classificação final
voltas 1
voltas 2

pole





domingo, 29 de outubro de 2017

Quadro de Honra

Com 6 anos de existência e a caminho da centena de participantes ( 92 até à data), é sempre costume receber bem os novos participantes, mas também é tempo de honrar os que mais se destacaram ao longo das já  22 corridas.Aqui fica o quadro de Honra contabilizado até á Prova de Almeirim de 2017.


As contas do campeonato e Classificação Geral

Com o campeonato prestes a chegar ao fim, chega a hora das grandes decisões. Sendo até agora o mais disputado de todas as edições, com três candidatos a lutarem roda a roda em várias corridas, a única certeza é que o titulo ficará bem entregue a qualquer um deste trio  . A última prova será teóricamente o maior desafio para todos os pilotos com um circuito desconhecido ( campera invertido) e com fortes possibilidades de chuva, num dos pisos  que com água se transforma num mar de armadilhas. Após a vitória categórica em Almeirim, Vasco Parracho bateu o record de pontos numa época em apenas 7 provas(125 pontos) e parte com alguma vantagem em relação aos seus rivais, o actual campeão e irmão André Parracho e Luis Ranito.
 Na luta contra o irmão, Vasco terá de ser 5º caso André vença, o 6º lugar daria igualdade pontual(133 pontos), mas nesse caso teriam de entrar os critérios de desempate do regulamento interno, que previlegiam o maior número de vitórias e nesse caso André seria o campeão com 3 vitórias contra 2 do irmão.
 Na discussão com Luis Ranito, caso este vença Vasco terá de ser 7º, ficando em iguladade pontual (131), mas nesse caso o primeiro critério daria empate(2 vitórias para cada um), tendo de se recorrer ao 2º critério, o de mais pole-positions. Vasco seria campeão por ter para já 3 contra 1 de Ranito.
 Caso Vasco fique para lá de 7º ou não pontue, o campeonato pode decidir-se entre André e Ranito, sendo que a curta distância de 2 pontos entre ambos daria vantagem direta a quem ficar à frente.
  Na luta pelo 4º lugar, Luis Paulo leva vantagem, mas atráz de si surge um grupo muito compacto com Artur, Nuno Freire e Hélder Cardoso a terem de ajustar contas para o acesso ao top5...

                                                 CLASSIFICAÇÃO GERAL DE PLOTOS


1º LUGAR - 125 PONTOS

2º LUGAR -108 PONTOS

3ºLUGAR-106 PONTOS

4º LUGAR- 49 PONTOS

5º LUGAR - 28 PONTOS

HÉLDER CARDOSO
6º LUGAR- 27 PONTOS

7º LUGAR - 27 PONTOS

8º LUGAR - 27 PONTOS

PEDRO ROSÁRIO
9º LUGAR- 25 PONTOS

GUILHERME CARDOSO
10º LUGAR- 25 PONTOS



TOP 20

PONTUAÇÕES DE TODOS OS PARTICIPANTES

TODAS AS CORRIDAS


sábado, 21 de outubro de 2017

Pleno de Vasco Parracho no segundo round de Almeirim


Dia 15 de Outubro de 2017, um dia fatidico e de má memória para todos os portugueses atingidos por um dos maiores incêndios da nossa memoria, de norte ao centro do país. 
Naquele final de manhã quando o pelotão KPA chegou a Almeirim estava longe de imaginar as noticias do final do dia...mas já naquele momento verficavam-se temperturas de 37 graus em Almeirim, e zero por cento de humidade!
Alguns pilotos vieram do Norte nessa manha de propósito para a prova pondo-se por sorte a salvo da calamidade, um deles o candidato ao titulo,Luis Ranito.

   O actual campeão em titulo, André devido a uma intervenção dentária foi aconselhado pelo médico a não participar, deixando uma janela de oportunidade para Ranito e Vasco puderem dar um passo largo na conquista no titulo 2016/2017.Este último também esteve em dúvida até perto da corrida com 2 costelas partidas numa prova de resistência. 
E logo no inicio na pole position, Ranito e Vasco quiseram agarrar essa oportunidade garantindo 1º e 2º lugar respectivamente .
  Numa largada feita com a habitual bandeira portuguesa  a ser agitada  Vasco faz um excelente arranque e surpreende Ranito garantindo a liderança logo na 1ª curva com uma bela manobra por fora (ver video). Este duo à medida que a corrida foi avançando foi consecutivamente ganhando alguma distancia do restante plutão e só um problema mecanico poderia tirar um destes dois dos dois primeiros lugares.

E assim foram sempre perto um do outro, até às primeiras dobragens onde aí Ranito numa zona nada propicia a dobragens acaba por demorar algum tempo a dobrar um piloto atrasado (ver video), o suficiente para Vasco garantir uma vantagem de 4segs que lhe deu algum conforto até final.

Vitória segura por parte do mais velho dos Parrachos que faz o pleno este ano em Almeirim e alcança a sua 2ª vitória do campeonato dando um passo em frente na conquista do tão ambicionado titulo.
Vasco lidera agora com mais 17 ptos que André que agora vê Ranito em 3º a apenas 2 ptos.
Tudo ficará decidido na ultima prova, no Automobilismo nada é garantido e até à ultima curva pode haver surpresas espera-se uma ultima corrida de campeonato emocionante tal como no ano transacto. 
Notas para uma boa recuperação por parte de Luis Paulo que alcança o seu 1º podium, Artur continua numa maré de azares e mais uma vez pode-se queixar de lhe ter calhado um kart pouco competitivo.
Boa corrida para o estreante no nosso campeonato André Cambas com um 4º lugar e uma boa prova por parte de Nuno Freire que alcança o seu melhor resultado 5º numa prova em que andou também ele perto do podium.Destaque para a estreia de duas participantes femininas, ELiana e Andreia, sempre em progressão e com sangue frio nas dobragens.
em breve teremos mais fotos e a B.D.

Crónica
AP




                                                                     Os 3 primeiros
O Pódium completo

a BD
classificação da corrida

Pole 

Voltas 1

Voltas 2

Largada


                                          
                                                                     dobragem decisiva

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Video da História dos campeonatos "Kartspelosares"



Fez este mês 6 anos que se iniciou o campeonato Kartspelosares. Já era altura de um video que contasse um pouco da história deste campeonato de Karting amador. Este video é dedicado aos já 86 participantes que nos acompanharam ao longo destes anos.

https://www.youtube.com/watch?v=JSNlbzijscI

domingo, 25 de junho de 2017

KPA no Aniversário do Kiro





11-6-2017. Numa semana apenas os "Kartspelosares" viajaram duas vezes ao Bombarral , após a ronda do campeonato, foi a vez da participação na prova de resistência de aniversário do Kartódromo.
Defrontando algumas das equipas mais afamadas do karting nacional,como "Clube Millenium bcp", "Caixa Geral", "Cimeira" ou "Troféu Pedro Matos Chaves", os nossos representantes levaram uma super equipa, com os 4 primeiros pilotos do campeonato atual a receberem a companhia do primeiro campeão da história do campeonato, Pedro Bap.
    Sendo a primeira prova de resistência no Kiro, apesar dos vários anos de participação no trofeu "O Forno de Almeirim", esperava-se muitos erros principalmente nas paragens e estratégias, sendo enorme o risco de penalizações.O primeiro contratempo surgiu, quando perante um numero reduzido de equipas à partida, a organização decidiu dividir as equipas em duas e dividir as 4horas seguidas de endurance em duas mangas de uma hora cada...O resultado final seria obtido com o somatório de tempos das duas mangas( o lado positivo é que obriga ambas as equipas a andar a fundo até ao fim). O espírito da aventura da prova de resistência perdia-se, mas as costelas dos pilotos iriam ter o mesmo tempo de desgaste. O pior desta situação não foi toda a estratégia planeada pela equipa cair por terra, mas outra situação bem pior...A nossa equipa era a única com número ímpar de pilotos...ou seja teria sempre numa das mangas, uma equipa com 2 u outra com 3 pilotos. A equipa de 3, teria de parar mais uma vez nas boxes do que todas as outras, ao fim das duas mangas seriam duas paragens, no minimo 2,5 minutos  ou seja sabiamos que iriamos correr com uma desvantagem de 5 voltas e meia!
 Outra hipótese, iria colocar a equipa muito mais na frente da classificação final...bastava haver uma negociação entre os pilotos e um dos pilotos ficar de fora numa corrida e guiar mais na outra...mas o espirito de equipa, mas o facto de estarmos todos em pista a lutar pelo melhor resultado possível (tal como inicialmente  previsto para as 4horas) prevaleceu...um por todos e todos por um!
   A outra adversidade foi a alteração do circuito. No circuito inicial, a nossa diferença para os primeiros era relativamente curta, com a alteração sabiamos que iriamos precisar de algum tempo para chegar perto dos melhores tempos.
Terceiro contratempo,  o peso...as expectativas eram de que o conjunto piloto/peso fosse os 200kg dando 80 kg para o piloto...mas a realidade é que o peso estava nos 76, assim em vez de uma equipa inteira com um andamento semelhante, Vasco estaria com mais 10 e Ranito com mais 14kg...
Com tudo isto na qualificação estavamos quase a 3 segundos da frente,em 16 karts, Vasco fazia o melhor tempo em 56.4, dando o 11º lugar...na última volta ANdré conseguia reduzir 3 décimos a essa marca mas sem subir na tabela.Ao lado e, 12º, estaria a equipa com o restante trio.
Na largada lançada Ranito passou André e os dois mantiveram duelo acesso com outros dois concorrentes o quarteto viria-se a dispersar numa dobragem em que um retardatário se atravessou, Ranito conseguiu ganhar nesse momento alguma vantagem sobre os opositores. Na equipa Kpa2 já se sabia que haveria paragem suplementar, assim ao fim de 20 minutos entrou Bap para o segundo turno.Nos Kp1 ANdré começava a ter dificuldades com o aquecimento dos pneus, obrigando-o  a um maior esforço físico... que originou a uma paragem antes do tempo e sem aviso prévio. Quando entrou na box a equipa não tinha iniciado a cronometragem da volta de saída e o seu irmão preferiu "dar" mais um minuto do que ser penalizado,comtudo perdia-se uma volta...
   No ultimo turno de cada equipa, Vasco herdaria um kart muito escorregadio, tendo ainda sofrido um abalroamento de um adversário numa luta por posição que envolveu outro piloto que vinha a dobrar. Luis Paulo mantinha a equipa kp2 logo na posição seguinte, numa prova muito inteligente, mantendo muita consistência e rapidez assinalável apesar de ter pouco conhecimento do circuito.
Na classificação da manga em 16 equipas  KPA1  seria 11º e KPA2 seria 12º.
 Na segunda manga, os KPA1 mantiveram a dupla Parracho juntando-se Bap. OS KPA2 seriam constituidos por Ranito e Luis Paulo. Na largada Bap e Ranito fizeram o arranque lançado , Bap teve um inicio bem ao seu estilo fazendo a melhor volta da equipa e mantendo muita combatividade, contudo Ranito em melhor forma viria a ser quem se destacaria mais, superando Bap e mais 2 adversários criava boas expectativas para os KPA2. Bap ao fim de 15 minutos acusaria cansaço, após estar 2 anos sem competir, dando lugar a André. Esta paragem antes do tempo iria penalizar muito a equipa porque a partir daí a equipa caia para último com menos voltas que todos e os seus pilotos embora por vezes mais rápidos e que pilotos que vinham a dobrá-los eram "obrigados" moralmente muitas vezes a levantar o pé...pior ainda era não saberem quem eram os opositores diretos em classiifcação. Foi só com a entrada de Vasco que a equipa começou uma recuperação na classificação, pois até aí ANdré "só" tinha coseguido recuperar voltas de atraso.
 Mas o espirito de equipa deu aí muitos resultados , meio perdido em grupos de 3 ou 4 karts Vasco Não sabia que devia passar, deixar passar ou defender-se e chegava a perder posição para facilitar a vida a outros pilotos mais adiantados...FOi num desse momentos, que André começou junto ao muro das boxes a apontar diretamente para quem eram os adversários reais! Era o que o irmão precisava de saber, então em cada volta toda a equipa se empenhava em dar informaçao. Numa dessas passagens pela reta Vasco que já tinha subido para 15º, fez uma ultrapassagem de tal forma arrojada na travagem que lhe custaria a fratura de uma costela, ao ser atirado contra a backet.A equipa kpa1 alcançava o 14º lugar, com os Kpa2 em 11º dava o 6º lugar no total da corrida.
Balanço positivo, embora tenha sido penalizadora a situação das paragens extras.Muita aprendizagem com a experiência, principalmente por termos reduzido a desvantagem de 3 segs (na 1ºqualificação)por volta para 1,5 na última manga.No final da corrida a equipa entregou  o troféu ao "rookie" Luis Paulo, pela sua prova valorosa.Parabéns à organização do evento, que foi muito profissional, principalmente na aplicação das regras, mostragens das bandeiras, empréstimo de fatos e na mecânica. A resposta de todas equipas participantes também foi muito correta, com condução segura, com ética e profissionalismo em pista e  boa disposição no pitlane.Em breve teremos os tempos


Manga 1: KPA1- 11º; KPA2- 12º

Manga 2: KPA2- 11º lugar; KPA1- 14º lugar



qualificação KPA1:T1- V.Parracho; T2- A.Parracho


qualificação KPA2: T1- P.Bap; T2 - L.Paulo; T3- L.Ranito


KPA1 Manga 1: T1- A.Parracho; T2- V.Parracho

KPA1 Manga 1: T1- A.Parracho; T2- V.Parracho

KPA2 Manga 1: T1- L.Ranito; T2- P.Bap; T3 - L.Paulo

KPA2 Manga 1: T1- L.Ranito; T2- P.Bap; T3 - L.Paulo




KPA1 Manga 2: T1- P.Bap; T2- A.Parracho; T3- V.Parracho


KPA1 Manga 2: T1- P.Bap; T2- A.Parracho; T3- V.Parracho



KPA2 Manga 2: T1- L.Ranito; T2- Luis Paulo


                                                  KPA2 Manga 2: T1- L.Ranito; T2- Luis Paulo