11-6-2017. Numa semana apenas os "Kartspelosares" viajaram duas vezes ao Bombarral , após a ronda do campeonato, foi a vez da participação na prova de resistência de aniversário do Kartódromo.
Defrontando algumas das equipas mais afamadas do karting nacional,como "Clube Millenium bcp", "Caixa Geral", "Cimeira" ou "Troféu Pedro Matos Chaves", os nossos representantes levaram uma super equipa, com os 4 primeiros pilotos do campeonato atual a receberem a companhia do primeiro campeão da história do campeonato, Pedro Bap.
Sendo a primeira prova de resistência no Kiro, apesar dos vários anos de participação no trofeu "O Forno de Almeirim", esperava-se muitos erros principalmente nas paragens e estratégias, sendo enorme o risco de penalizações.O primeiro contratempo surgiu, quando perante um numero reduzido de equipas à partida, a organização decidiu dividir as equipas em duas e dividir as 4horas seguidas de endurance em duas mangas de uma hora cada...O resultado final seria obtido com o somatório de tempos das duas mangas( o lado positivo é que obriga ambas as equipas a andar a fundo até ao fim). O espírito da aventura da prova de resistência perdia-se, mas as costelas dos pilotos iriam ter o mesmo tempo de desgaste. O pior desta situação não foi toda a estratégia planeada pela equipa cair por terra, mas outra situação bem pior...A nossa equipa era a única com número ímpar de pilotos...ou seja teria sempre numa das mangas, uma equipa com 2 u outra com 3 pilotos. A equipa de 3, teria de parar mais uma vez nas boxes do que todas as outras, ao fim das duas mangas seriam duas paragens, no minimo 2,5 minutos ou seja sabiamos que iriamos correr com uma desvantagem de 5 voltas e meia!
Outra hipótese, iria colocar a equipa muito mais na frente da classificação final...bastava haver uma negociação entre os pilotos e um dos pilotos ficar de fora numa corrida e guiar mais na outra...mas o espirito de equipa, mas o facto de estarmos todos em pista a lutar pelo melhor resultado possível (tal como inicialmente previsto para as 4horas) prevaleceu...um por todos e todos por um!
A outra adversidade foi a alteração do circuito. No circuito inicial, a nossa diferença para os primeiros era relativamente curta, com a alteração sabiamos que iriamos precisar de algum tempo para chegar perto dos melhores tempos.
Terceiro contratempo, o peso...as expectativas eram de que o conjunto piloto/peso fosse os 200kg dando 80 kg para o piloto...mas a realidade é que o peso estava nos 76, assim em vez de uma equipa inteira com um andamento semelhante, Vasco estaria com mais 10 e Ranito com mais 14kg...
Com tudo isto na qualificação estavamos quase a 3 segundos da frente,em 16 karts, Vasco fazia o melhor tempo em 56.4, dando o 11º lugar...na última volta ANdré conseguia reduzir 3 décimos a essa marca mas sem subir na tabela.Ao lado e, 12º, estaria a equipa com o restante trio.
Na largada lançada Ranito passou André e os dois mantiveram duelo acesso com outros dois concorrentes o quarteto viria-se a dispersar numa dobragem em que um retardatário se atravessou, Ranito conseguiu ganhar nesse momento alguma vantagem sobre os opositores. Na equipa Kpa2 já se sabia que haveria paragem suplementar, assim ao fim de 20 minutos entrou Bap para o segundo turno.Nos Kp1 ANdré começava a ter dificuldades com o aquecimento dos pneus, obrigando-o a um maior esforço físico... que originou a uma paragem antes do tempo e sem aviso prévio. Quando entrou na box a equipa não tinha iniciado a cronometragem da volta de saída e o seu irmão preferiu "dar" mais um minuto do que ser penalizado,comtudo perdia-se uma volta...
No ultimo turno de cada equipa, Vasco herdaria um kart muito escorregadio, tendo ainda sofrido um abalroamento de um adversário numa luta por posição que envolveu outro piloto que vinha a dobrar. Luis Paulo mantinha a equipa kp2 logo na posição seguinte, numa prova muito inteligente, mantendo muita consistência e rapidez assinalável apesar de ter pouco conhecimento do circuito.
Na classificação da manga em 16 equipas KPA1 seria 11º e KPA2 seria 12º.
Na segunda manga, os KPA1 mantiveram a dupla Parracho juntando-se Bap. OS KPA2 seriam constituidos por Ranito e Luis Paulo. Na largada Bap e Ranito fizeram o arranque lançado , Bap teve um inicio bem ao seu estilo fazendo a melhor volta da equipa e mantendo muita combatividade, contudo Ranito em melhor forma viria a ser quem se destacaria mais, superando Bap e mais 2 adversários criava boas expectativas para os KPA2. Bap ao fim de 15 minutos acusaria cansaço, após estar 2 anos sem competir, dando lugar a André. Esta paragem antes do tempo iria penalizar muito a equipa porque a partir daí a equipa caia para último com menos voltas que todos e os seus pilotos embora por vezes mais rápidos e que pilotos que vinham a dobrá-los eram "obrigados" moralmente muitas vezes a levantar o pé...pior ainda era não saberem quem eram os opositores diretos em classiifcação. Foi só com a entrada de Vasco que a equipa começou uma recuperação na classificação, pois até aí ANdré "só" tinha coseguido recuperar voltas de atraso.
Mas o espirito de equipa deu aí muitos resultados , meio perdido em grupos de 3 ou 4 karts Vasco Não sabia que devia passar, deixar passar ou defender-se e chegava a perder posição para facilitar a vida a outros pilotos mais adiantados...FOi num desse momentos, que André começou junto ao muro das boxes a apontar diretamente para quem eram os adversários reais! Era o que o irmão precisava de saber, então em cada volta toda a equipa se empenhava em dar informaçao. Numa dessas passagens pela reta Vasco que já tinha subido para 15º, fez uma ultrapassagem de tal forma arrojada na travagem que lhe custaria a fratura de uma costela, ao ser atirado contra a backet.A equipa kpa1 alcançava o 14º lugar, com os Kpa2 em 11º dava o 6º lugar no total da corrida.
Balanço positivo, embora tenha sido penalizadora a situação das paragens extras.Muita aprendizagem com a experiência, principalmente por termos reduzido a desvantagem de 3 segs (na 1ºqualificação)por volta para 1,5 na última manga.No final da corrida a equipa entregou o troféu ao "rookie" Luis Paulo, pela sua prova valorosa.Parabéns à organização do evento, que foi muito profissional, principalmente na aplicação das regras, mostragens das bandeiras, empréstimo de fatos e na mecânica. A resposta de todas equipas participantes também foi muito correta, com condução segura, com ética e profissionalismo em pista e boa disposição no pitlane.Em breve teremos os tempos
Manga 1: KPA1- 11º; KPA2- 12º
Manga 2: KPA2- 11º lugar; KPA1- 14º lugar
qualificação KPA1:T1- V.Parracho; T2- A.Parracho
qualificação KPA2: T1- P.Bap; T2 - L.Paulo; T3- L.Ranito
KPA1 Manga 1: T1- A.Parracho; T2- V.Parracho
KPA1 Manga 1: T1- A.Parracho; T2- V.Parracho
KPA2 Manga 1: T1- L.Ranito; T2- P.Bap; T3 - L.Paulo
KPA2 Manga 1: T1- L.Ranito; T2- P.Bap; T3 - L.Paulo
KPA1 Manga 2: T1- P.Bap; T2- A.Parracho; T3- V.Parracho
KPA1 Manga 2: T1- P.Bap; T2- A.Parracho; T3- V.Parracho
KPA2 Manga 2: T1- L.Ranito; T2- Luis Paulo
KPA2 Manga 2: T1- L.Ranito; T2- Luis Paulo