quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Vasco Parracho Campeão





                                      Festa da consagração com triunfo incontestado


     


Carregado, 17-12-2017. 

     Era a última prova, e daqui teria de sair um campeão. Após uma época entusiasmante num campeonato disputado a três, Vasco Parracho, André Parracho e Luis Ranito. Esperava-se uma prova imprevisivel, embora com vantagem pontual para o mais velho dos Parrachos, aos seus rivais só a vitória interessava, e teriam de esperar que o lider do campeonato fizesse pior que 5º lugar. Mas no mundo dos motores as contas fazem-se no fim, e os imponderáveis fazem parte, acidentes ou avarias poderiam surgir na prova e por isso as expectativas eram muitas.
O circuito do Campera no Carregado faria a sua segunda presença no calendário do campeonato, mas agora em sentido contrário. Esse factor servia de ingrediente extra, uma vez que nenhum dos pilotos conhecia a pista  nessa configuração. A frota nova de karts de 270cc era mais um factor de interesse. Destaque ainda para o regresso de Mauro, após longa ausência. A chuva não apareceu mas o frio era de rachar, e após 7 batalhas os pilotos kpa foram aquecer os motores e os pneus pela ultima vez esta época iniciando a qualificação.
Com um tempo identico de 49.6 Vasco e Ranito tiveram que ser comparados á centésima com vantagem para este último,que fez a segunda pole consecutiva da época. O ainda campeão em titulo e ainda com hipoteses matemáticas de o renovar, André Parracho, mostrava dificuldades  na qualificação, posicionando-se num modesto 5º lugar com Luis Paulo ao seu lado em 6º. Mauro mostrava que quem sabe não esquece e qualificava-se em 3º ladeado por Artur Ferreira, novamente a brilhar  em qualificação.
   No momento de maior tensão, o arranque, repetiam-se os protagonistas da ultima ronda em Almeirim, Com Ranito por dentro e Vasco por fora. Apesar de ter muito a perder, Vasco Parracho, voltou a repetir a manobra, desta vez ainda com maior arrojo e assumiu a liderança,aumentando logo uma vantagem considerável volta após volta. Mais atrás, Artur era tocado e caia várias posições. André Parracho acompanhava Mauro na luta pelo 3º lugar e Luis Paulo e Nuno Freire disputavam o 5º. Na frente não havia grande história com Vasco a alargar cada vez mais a vantagem sobre Ranito, apenas por dois momentos correu riscos, o primeiro com uma bandeira amarela de um retardatário que tinha rodado no final da reta mesmo á sua frente e o segundo momento numa dobragem num sitio dificil do circuito, nesses dois momentos Ranito parecia poder responder, mas logo a seguir o lider respondia com um andamento e uma consistência inigualáveis. Era uma questão de ver passar as voltas e o ponteiro do relógio até à chegada da bandeira de xadrez. E assim foi, Kartspelosares, revelava o novo campeão que seria acompanhado no pódio pelos maiores rivais do campeonato, com Ranito em 2º e  André em 3º após grande luta com Mauro. Luis Paulo seria 5º e garantia o 4º lugar no campeonato, Nuno Freire seria 6º e entrava para o top5 no campeonato. Artur Ferreira seria 7º , Fábio 8º e por fim o estreante Ricardo Lourenço.
 Vasco Parracho foi um campeão justo, num campeonato que certamente deixará saudades e que assentaria bem em qualquer um dos três opositores. Se até aqui tinham ficado para a história o duelo em Leiria2013 entre Bap e Vasco e o de Fátima 2014 (André Parracho, Serginho e Bap), esta época teve duelos memoráveis em quase todas as provas, começando em ALmeirim á chuva, entre os 3 do costume sob um piso traiçeiro. Depois a primeira prova no Campera (com aquela entrada na parabólica com os três lado a lado em que não cabia nem mais uma mosca!) e ainda a do Bombarral, com curvas disputadas palmo a palmo, sempre dentro dos limites do correto. Ainda houve episódios dignos de registo como a luta dos irmãos em Leiria e ainda a duelo incial entre Vasco e Ranito na 2º prova de Almeirm. Se houve mérito destes pilotos em dar espetáculo e entregarem-se á luta de corpo e alma, também há que dar mérito aos kartódromos por disponibilizarem frotas competitivas e com poucas falhas mecânicas ao contrário da edição anterior.Para o ano há mais!

                                                             video da primeira volta

                                                     video da bandeira de xadrez

saida das boxes


grelha


classificação final
voltas 1
voltas 2

pole





Sem comentários:

Enviar um comentário