quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
3ª prova do troféu "O Forno"- O fundo do forno
Foi este fim de semana a 3º prova do troféu "O Forno" e as nossas equipas só estiveram presentes na 1ª manga com Kpa1 e Arla. O dia prometia ser de chuva, mas chegada a hora da qualificação o pista estava apenas levemente molhada , sem poças e com muita probabablidade de secar rápidamente após a passagem de 20 karts...assim os kpa1 apostaram logo em Vasco Parracho e os Arla em Ranito, as expectativas estavam boas para os kpa1 com o 8º tempo antes da troca. Os Arla apresentavam mais dificuldades rodando no 15º lugar.
Com a entrada de André Parracho e Armando Lacerda as coisas pareciam não mudar muito ,a não ser a descida brutal dos tempos no geral à medida que ia secando...até que a 7 minutos do final, Andre faz uma volta canhão e chega a 3º a 0.5 do 1º lugar. A expectativa nas boxes era grandes entre o clã Kartspelosares até que a 2 min do fim caiu para 4º, até cair abruptamente para 12º... mas na última volta roubou mais 1seg ao seu tempo carimbando mesmo assim um ambicioso 8º lugar.
Para o arranque a maioria das equipas preferiu "poupar" o piloto da chuva para o 2º turno , uma vez que já de noite cerrada, parecia que a chuva não iria aparecer...contudo para grande revolta de muitos pilotos na bancada ela apareceu já quando a grelha estava formada...
No arranque surgiram os inevitáveis toques, André atacou logo os primeiros lugares na 1ªcurva,saindo em 5º lado a lado com o 4º classificado ,contudo na chegada para a 4º curva,ao ficar demasiado por dentro "enrolou-se" com outro piloto rodando ambos...um kart mais atrasado não se apercebe dos dois karts parados e abalrou com muita violencia os dois pilotos cujos capacetes quase se ejectaram da cabeça...ninguém sabia o estado do piloto e do kart que continuaram em prova atráz do prejuizo. Com tudo isto os Arla ,saltaram vários lugares com Ranito a menter-se algum tempo no 13º lugar, chegando ainda momentaneamente a rodar no 12º.
André Parracho estava numa luta desenfreada com o Kart, com muitas dificuldades em mantê-lo em pista, nas boxes ninguém percebia o que estava a acontecer com o piloto 100% vitorioso em corridas á chuva no nosso campeonato interno a ter uma condução nada ao seu estilo. Antes das trocas Ranito comete um erro sendo passado por André, entregando este o kart ao irmão na 14º posição.
O filme estava a ser mau demais para ambas as equipas e estas classificações não só abortavam as expectativas de um lugar honroso , como pior ainda, faziam com que as equipas caissem a pique na classificação geral do troféu.
Havia muita expectativa, na performance de Vasco Parracho e Armando Lacerda, pilotos com provas dadas à chuva, mas pior do que a classificação era a distancia a que estavam dos adversários mais directos. Para piorar tudo Vasco tal como o irmão entra numa condução irreconhecivel, com vários piões nas primeiras 3 voltas...o banco tinha recuado ao máximo no acidente de André, os pilotos tinham que guiar quase deitados, mal chegando aos pedais...e pior ainda o eixo da direcção teria sido igualmente afectado pois as rodas não obedeciam automaticamente aos movimentos da direcção...O piloto dos kpa1 já tinha sido passado pelos Arla(que ao retardar a troca estavam em perigo de penalização...). Assim na sua 3 ªvolta ( 17ª volta da corrida com 45 para fazer ao todo), Vasco ia em 15ºa 13 segundos dos Arla, a 17seg do 13º classicado e a 33 do 12º!
Mas o mais velho dos irmãos acertou o passo, habituo-se à posição do banco, guinou com o desconto da folga da direcção e encontrou o seu ritmo. Fez uma série de 8 voltas impressionantes, rodando apenas a 1 segundo do líder da corrida, à 23 passou Lacerda na parabólica, e quando ambos vinham na recta da meta , assistiu ao aviso de penalização dos Arla...que com um minuto caiam na classificação para o penúltimo lugar e perdiam o contacto com a recuperação dos kpa1.
Os ecrãns da corrida entretanto avariavam nas boxes, fazendo com que ninguém percebe-se o que se estava a passar...
Entretanto os 13º e os 12º trocavam de posição com Vasco a chegar-se cada vez mais perto dos dois. Na 24 volta passa o 13º e na 25 o 12º que rodou, nessa mesma volta quando vai a chegar o gancho da reta da meta é vitima de um adversário que vinha atráz, que falha a travagem e lhe bate ...com o kart no limite de velocidade vindo a desenvolver desde o inicio da reta...o piloto dos kpa1 roda de traseira a grande velocidade, os travões no molhado não reagem...e sai disparado contra o muro em frente, o kart felizmente perde alguma velocidade na lama , mas ressalta e levanta ainda do chão uns palmos embatendo de lado contra os pneus! um grande susto, que felizmente não teve consequências graves... o piloto viria a perder a 12º posição , mas em duas voltas viria a recúperá-la entregando o kart na 12º posição. Os Arla mantinham a regularidade, mas o tal minuto penalizou demasiado a equipa que de qualquer forma não desistiu. André Parracho no último turno , consegui manter-se regular garantindo a posição que dificilmente seria alterada para cima ou para baixo, Ranito tentou chegar-se ao adversário da frente mas já não havia muito tempo...uma prenda de consolação apenas a 3 voltas do fim com o abandono de um adversário ambas as equipas subiram um lugar, 11º e 15º. Foram ambas as equipas ao fundo do poço,nos kpa1 cada um dos pilotos sofreu acidentes muito aparatosos,a chuva atraiçpu-o a estratégia planeada, para além dos problemas do banco e da direcção...Os Arla com a penalização de um minuto perderam uma volta para o vencedor... Concluindo quando tudo tem que correr mal corre, mas dificilmente poderá correr pior no futuro, é que apesar de tudo nem tudo foi mau... O 11º lugar foi um mal menor, com muitos pontos importantes que fizeram os kpa1 subir 2 lugares na classificação geral, estando em 20º em 40ªequipas, tendo faltado á primeira de 3 provas já realizadas. Os Arla desceram de 24º para 26º na geral.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário