O pódium
"O momento da corrida"
Uma corrida de loucos, é a única explicação para o que se passou neste fim de semana no Kartódromo de Fátima. Na estreia da maioria dos pilotos nos 390cc , para ajudar á festa a meio da qualificação foi caindo umas pingas que se mantiveram ao longo da corrida ,não obrigando os pilotos a mudar para trajectórias de chuva mas a terem os karts muito mais "escorregadios" em curva. Conclusão, ao fim de 5 minutos de qualificação a pista resumia-se a karts virados, com os bicos desmontaveis abandonados pelo chão e bandeiras amarelas em todo o circuito. Andre Parracho foi o primeiro a ter de mudar de kart depois de ficar sem o bico, Luis Ranito "danificou" de tal forma o kart que também teve de o substituir(infelizmente porque o seu 2º Kart era bem mais lento), o acidente mais grave seria pouco depois com Vasco a preparar-se para ultrapassar M.Mota quando este abranda devido á mostragem de bandeiras amarelas, acabou por servir de rampa de lançamento para um voo que projectou Vasco quase para fora do Kart, batendo ainda com o queixo no volante que felizmente se resumiu apenas a um torcicolo. Na qualificação Bap numa pole pouco surpreendente, com Serginho ao seu lado, seguia-se Jorge e Miguel Mota (verificou-se posteriormente que este lugar deveria ter sido atribuído a João Moço devido a uma troca dados informáticos de cada kart), na terceira fila Luis Ranito em 5º e Vasco Parracho em 6º. André Parracho apenas com 2 voltas feitas nos treinos largou em 11º.No arranque Serginho surpreende Bap e assume a liderança, mais atráz Vasco salta para o terceiro lugar, mas ao fim de algumas voltas perde este lugar para os dois Andrés com André Parracho a sair do final da grelha para chegar a terceiro ao fim de 2 ou 3 voltas,Jorge tem problemas no depósito de escape e abandona, Armando Lacerda e Miguel Mota perdem um volta nas boxes. Na frente o grande protagonista do dia estava a ser Serginho a defender-se muito bem dos ataques de Bap, o duo ia mantendo uma luta á parte apesar dos Andrés e Vasco Parracho não estarem ainda fora do alcance, este último roda deixando o Kart atolado na lama perdendo meia volta e caindo para a cauda do pelotão. A prova entra numa fase cheia de peripécias com muitos peões e ultrapassagens á mistura, mas na frente a vitória parecia ser decidida numa luta a dois, serginho chega mesma após algumas dobragens a ganhar alguma margem de conforto sobre Pedro Bap, atráz destes seguia André Parracho, num confortável 3º lugar, André Ferreira mais atráz, João Moço era 5º a ser perseguido por Vasco Parracho e Paulo Gonçalves, Ranito 8º, e Armando Lacerda 9º. Carlos Gonçalves era o último dos lugares pontuáveis após novo atolamento do kart.
André Parracho a chegar-se à dupla de lideres na parabólica
Pouco depois entre a curva 1 e 3 assumindo a liderança
A 3 voltas do fim acontece a apoteose, uma série de acontecimentos em cata dupla que teriam um desfecho impensável para todos, menos para André Parracho. Vasco Parracho arrisca numa manobra para dobrar Lacerda roda e vê o seu Kart de novo atolado, Serginho e Pedro Bap dobram-no quando está prestes a voltar para a pista, meia volta depois André Parracho começa a chegar-se também para a dobragem ,que consegue quase uma volta depois.Ambos apercebem-se que uma série de bandeiras amarelas fáx Serginho o Bap perderem o ritmo, deixando os dois Parracho aproximarem-se a olhos vistos, mas um está com uma volta de atraso enquanto o outro apercebe-se que tem uma oportunidade de ouro para poder discutir mais do que o podium. Para apimentar ainda mais a história, os lideres chegam-se na última volta a dois pilotos mais atrasados que lutavam por posição e perdem ainda mais tempo, Bap decide que está na hora de tomar a liderança. Contudo André Parracho já tinha pensado o mesmo,numa manobra memorável entre a curva 2 e 3 passa por dentro Bap, Serginho e ainda os retardatários,deixando estes entre si e os anteriores lideres ainda durante umas ou duas curvas. Bap ao ser surpreendido pela manobra de André, trava forte e roda. Serginho dá o tudo por tudo nas últimas curvas mas já é tarde. Serginho e Bap teriam de se contentar com os outros lugares do pódium, André Ferreira manteve o 4º posto quase ameaçando o 3º lugar de Bap, Moço conseguiu terminar em 5º com Paulo bem colado na sua traseira, pouco mais atráz Vasco Parracho consegui tirar o 7º lugar a luis Ranito na penúltima curva antes da bandeirada. Carlos Gonçalves e Armando Lacerda ocuparam os últimos lugares pontuaveis A inspiração, destreza e maturidade de André Parracho deram-lhe uma vitória brilhante numa prova muito bem disputada, que ficará para a história do nosso campeonato. Melhor que tudo o campeonato está ao rubro e apesar do favoritismo de Bap, qualquer um dos 3 primeiros poderia ter ganho esta prova. O mínimo erro pode atirar um líder de prova para lugares do fundo da tabela e vários pilotos podem vencer provas estes ano ou lutar por elas, André Ferreira que se revelou no inicio do último campeonato está a melhorar de prova para prova bem com João Moço e em breve deverão ser presenças habituais no pódium, os pesadões Vasco Parracho,José Santos, Paulo Gonçalves, Luis Ranito, Armando Lacerda e Jorge, apesar de perseguidos por vários azares já mostraram anteriormente que poderão lutar por vitórias e nas provas de 390cc o peso já não é um grande handicap. Mauro que faltou nesta prova também é outro candidato. Por isso no domingo saímos todos de Fàtima com uma ideia na cabeça, HABEMUS CAMPEONATUM!
Uma nota para Miguel Mota que com muito desportivismo defendeu prontamente que havia um erro na classificação devido á troca dos sensores entre o seu kart e o de João Moço. Por este gesto M. Mota é o
grande candidato ao prémio "Stirling Moss" pelo seu fair play, pudendo suceder a Claudia Marques e Rui Belchior, vencedores do ano transacto.
Em breve teremos os tempos e claro " O momento da corrida"!
Agora o nosso campeonato irá de férias até Setembro mas o blog continuará sempre em grande actividade com noticias, análises, estatísticas e outras novidades.
Corrida
Qualificação
voltas da corrida 1
voltas da corrida 2
CAMPEONATO DE PILOTOS
1º lugar - 40 pontos
2º lugar - 26 pontos
2ºlugar - 26 pontos
4º lugar - 20 pontos
5º lugar- 19 pontos
6º lugar -18 pontos
7º lugar - 16 pontos
8º lugar - Armando Lacerda - 14 pontos
9º lugar - 10 pontos
10 º lugar - 8 pontos
11º lugar - Michel Morais - 6 pontos
12º lugar - Carlos Gonçalves - 1 pontos
Sem comentários:
Enviar um comentário