quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Karts pelos mares da adversidade










No último sábado os kartspelosares apresentaram-se na 2ºronda do troféu "O forno" com duas equipas. Na primeira manga "kartspelosares1" com Pedro Bap e Vasco Parracho. Na segunda manga Armando Lacerda e Luis Ranito nos "Kartspelosares- Arla". Almeirim recebeu os vários corajosos que se deslocaram  com um dia muito frio e com chuva, daí não ser de estranhar que muitas equipas preferiram a não participação (faltaram 8 equipas), contudo os "especialistas da chuva" compareceram em força.
    Na primeira manga Pedro Bap iniciou a parte inicial do treino tendo registado uma marca considerável antes da chuva engrossar mais, no entanto seria Vasco Parracho a registar o melhor crono na segunda parte da qualificação mas só daria para o 12º lugar.
   No arranque o mais velho dos Parrachos parecia ter arrancado bem, mas um toque lateral de outro kart viria a criar a primeira adversidade á equipa, o banco descaiu para tráz  fazendo com que apenas chegasse ao travão com a ponta do pé e quase deitado no kart. Mas o primeiro mau presságio foi observado pelo mais novo dos Parrachos que com uma mão partida desta vez ficara na boxe a dirigir a equipa, e se queixava de que o kart não tinha a mesma potência na saída de curva que os outros karts, mesmo em relação aos que seguiam mais atráz. Apesar disso conseguiu manter-se na cauda do pelotão da frente durante grande parte do 1º turno, alternando entre a 9ª e a 8ª posição. No segundo turno Bap começou ao ataque e depois da equipa ganhar um lugar nas boxes saltando para o 8º lugar, ainda conseguiu ultrapassar outro adversário entregando o kart ao companheiro de equipa no 7º posto.
3º adversidade, a troca nas boxes foi demorada para a colocação do banco e a equipa cairia 3 posições.
Mas neste último turno Parracho entrou decidido a recuperar dos vários contratempos, apesar da chuva ter dado lugar a um verdadeiro temporal. Cedo alcançou os seus adversários recuperou 2 lugares com duas belas manobras,e a 3 voltas do fim estava em 7º com 20seg de avanço sobre o  seu mais directo adversário...com a enorme quantidade de poças começou-se a vislumbrar os primeiros abandonos com motores a gripar, e havia a hipótese de chegar a 6º ou até a 5º...era só levar o kart até ao fim.
Mas os oráculos do kartismo nada quiseram com a nossa equipa e a 2 voltas do fim o motor começou a soluçar...o kartista ia pisando o acelerador desesperadamente enquanto levantava o braço, e seria apanhado pelos seus perseguidores  a 1 volta do fim, quando finalmente conseguiu parar junto de um comissário de pista, este apresentou-lhe a 4ª adversidade:
 "-vou-te ressuscitar o kart mas terás de guiar só com uma mão porque com a outra terás de estar a carregar nesta patilha atrás do carburador".
Quando se preparava para mais um malabarismo automobilístico, o kart morreu de vez e nem 1 mt, a mais andou.
5ª adversidade, fazer uma corrida de karts não em cima do kart mas correndo toda a largura do kartódromo pelo meio de um lamaçal, com o chip do kart na mão até chegar à oficina para puder concluir a prova...essa corrida a pé seria decisiva porque deu direito a alguns pontinhos valiosos correspondentes a um 10º lugar, porque se perdesse mais uma volta os danos pontuais seriam bem maiores.
     
     Na 2ª manga os "Kartspelosares-. Arla" iniciaram os treinos com a chuva a acalmar , mas com o piso ainda ensopado, mais uma vez apresentaram-se 13 equipas no grid, com a nossa a ocupar a 11º posição.
Armando Lacerda fez o arranque e manteve um primeiro turno pautado pela evolução em pista e a regularidade o que começou por dar boas perspectivas para o desenrolar da prova. Luis Ranito entrou em acção para o segundo turno, mantendo igualmente uma assinalável regularidade, baixando os seus tempos  volta após volta.Contudo também esta equipa não seria abonada pela sorte, pois na mudança para o 2º turno, Lacerda não conseguiu ver o sinal do seu companheiro de equipa e deu uma volta a mais do que o permitido...
A meio do turno de Ranito, viria a esperada penalização de 30seg que deitaria por terra a esperança de uma entrada no top10. Contudo a equipa manteve até ao final a sua regularidade, baixando sempre os tempos, tendo os seus pilotos mantendo um nível muito aproximado. No final o 11º lugar saberia a muito pouco, mas uma dupla que pelo excesso de peso estaria sempre em desvantagem no seco, pode agora aspirar a voos mais altos nas corridas de inverno.

Actualmente os Karts pelos ares 1, ocupam a 13º posição do ranking, e os Kartspelosares- Arla a 23º posição. Ambos a 3 posições de alcançar os seus objectivos, o top 10 e o tpo 20 , respectivamente.
Com tantos azares, a 1 hora de viagem do calor do lar, o único pensamento era tomar um banho e uma refeição quente.Contudo chegados a casa, apesar da terra da chuva suja ainda dentro dos olhos e a balaclava negra de tanta água ficava a certeza que fariamos tudo novamente por esta paixão que nos une, que é a  velocidade... e que a sorte kartófila há-de chegar!


Ranking do troféu
Classificação final 1ª manga

Classificação final 2ª manga

domingo, 5 de outubro de 2014

Estreia promissora na 1ª ronda do troféu "O Forno"
















Foi neste sábado que decorreu em Almeirim mais uma edição do troféu "O Forno" no Kartódromo local.
Esta prova que já é um clássico do Karting amador nacional, viu inscritas 4 equipas do campeonato "kartspelosares" num lote de 31 equipas de norte a sul do país.
No entanto 2 das equipas "kartspelosares- faiscas" e Kartspelosares- sparks" tiveram todos os seus pilotos indesponíveis e tiveram infelizmente de faltar á 1ª da 4 rondas do troféu.
Assim sendo as duas equipas presentes "Kartspelosares 1" e "Kartspelosares- Arla" apresentaram na grelha para a 1ª manga da 1ªa ronda do troféu.
"Kartspelosares1" apresentou-se em grande forma obtendo o 6º lugar na qualificação, Vasco Parracho não pode comparecer nesta prova e coube ao seu irmão mais novo André e Pedro Bap a responsabilidade de mostrar serviço. Kartspelosares-Arla foi representada por Armando Lacerda e Luis Ranito e classificou-se no penúltimo lugar da grelha.
Contudo a prova viria a correr melhor do que a qualificação para ambas as equipas, com Bap em grande forma e a rodar perto do nível dos mais rápidos, superou um adversário e entregou o kart ao seu companheiro na 5ª posição na 1ª troca de pilotos. André Parracho viria a perder uma posição mas antes da última troca de pilotos viria a recuperar outra mantendo a 5º posição no geral, resultado que Bap confirmaria no último turno.
Os Kartspelosares- Arla foram galgando lugares com Luis Ranito a fazer 2 turnos e Lacerda o turno do meio, no final foram brindados com um 12º lugar.
  No geral concluímos que os nossos pilotos cometeram menos erros de condução, estiveram exemplares nas trocas nas boxes perdendo pouco tempo e fazendo-as sempre no tempo regulamentado evitando assim dolorosas penalizações. Um ano depois da estreia, obteve-se maior experiência e os resultados começam a aparecer
Classificação final

Qualificação

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PELOTÃO "KARTSPELOSARES" PRONTO PARA ATACAR O TROFÉU " O FORNO".







A uma semana  do troféu "O Forno" organizado anualmente pelo kartódromo de Almeirim, o nosso campeonato será representado por  4 equipas, que se irão degladiar durante 4 meses em 4 provas. Neste prestigiante troféu que todos os anos reúne a nata do karting amador nacional, teremos mais uma equipa que o ano passado, com um total de 11 pilotos.
Depois de no ano anterior termos tido a bapracing (bap, serginho e Bruno Sousa- 20º ranking), Parracho Team (Vasco e André Parracho- 29º ranking) e Faiscas( Videira, Ferreira, José Santos e Paulo Gonçalves-33º ranking) a entrarem no top 33 num total quase de 50 equipas, as expectativas são muitas...Ainda está fresco na memória o 6º lugar da bapracing na 1ª prova e o 4º lugar de Pedro bap na qualificação da ultima prova; a grande prestação de André parracho na 1ª prova e a performance diabólica de Vasco Parracho à chuva na ultima prova; o arranque de videira na 2º prova e o grande esforço de José Santos na prova inaugural.
Muitos são os condimentos deste troféu e muitos serão os factores a provocar um bom ou um mau resultado, estratégia, troca de pilotos, consistência na prova, equilibrio entre os pilotos de cada equipa, rapidez na qualificação, penalizações, saidas de pista, avarias, sorte nos arranques, utilização do peso, coragem e garra nas ultrapassagens ou eficácia de condução à chuva.
O campeonato "kartspelosares" está cheio de vitalidade, com 17 inscritos na última prova e enquanto os novos recrutas vão ganhando experiência, os mais maduros disseram "presente".Assim o nosso campeonato irá enviar o seu melhor esquadrão com 9 dos pilotos no nosso top10 do campeonato, além de Carlos Gonçalves(com uma boa mas azarada prestação em Fátima, 9º lugar)  e Videira( ainda não participante no campeonato).
A equipa Kartspelosares1 irá contar com os 3 primeiros classificados e principais protagonistas do campeonato transacto, o campeão Pedro Bap e os irmãos Parracho. Está equipa alia assim rapidez e experiência com consistência, combatividade e virtuosismo à chuva.
A equipa Kartspelosares- Arla junta dois pilotos pesados mas com muita consistência, experiência e qualidade no piso molhado. Assim Armando Lacerda irá ladear com Luis Ranito. Em contraste com estes pilotos de "peso" teremos o levezinho Mauro que será o sprinter da equipa no seco
Kartspelosares-Faísca teve um baptismo de fogo na época passada com pilotos pouco experientes, mas passou no exame com distinção, este ano espera-se mais e melhor, com  André Ferreira mais maduro, Videira de novo em acção e a grande contratação - Serginho "Voador".
Kartspelosares2- Será constituída por Paulo Gonçalves que dará à equipa organização e método na planificação da corrida e consistência na pista, será importante no lançamento do noviço Carlos Gonçalves e de um outro elemento ainda desconhecido.

Assim a constituição será a seguinte:

           Kartspelosares1




                         

                                     
























Kartspelosares - Arla

                              


























kartspelosares- Faíscas




           






 






RICARDO VIDEIRA


kartspelosares 2



 CARLOS GONÇALVES

domingo, 21 de setembro de 2014

BOMBA(RRAL) DE ÁGUA





                                                                        O Pódium

Foi este Sábado que os "Kartspelosares" visitaram o Kartódromo Internacional do Oeste,  no Bombarral para a 3ª ronda do campeonato.  O pelotão do nosso campeonato está cheio de saude e recomenda-se, apresentando 17 participantes, igualando o record de há 2 anos nesta mesma pista e batendo o record de sempre se só contabilizarmos presenças masculinas.
O tempo estava indeciso, mas assim que os karts alinharam na boxe para iniciarem a qualificação despejou uma verdadeira bomba de agua em cima dos 17 kartistas. Armando Lacerda, Pedro Bap e os irmãos Parracho iniciaram logo a qualificação ao ataque numa luta conjunta e audaciosa para as condições da pista, juntamente com Pedro Rosário viriam a revelar-se os mais rápidos.
    Vasco Parracho depois de ter andado afastado das lutas da frente nas 2 primeiras provas por diversos motivos, o principal opositor de Bap na 2ª metade do campeonato transato deu finalmente um ar da sua graça ao pulverizar as concorrência quase com 1 segundo de diferença.
  O irmão mais novo largou ao seu lado, Lacerda foi terceiro e Pedro Rosário num fantástico 4º Lugar, Bap foi 5º e André Ferreira.
    No arranque Pedro Rosário disparou da 2ª fila surpreendendo Lacerda e A.Parracho, tendo ainda discutido a entrada na 1ª curva com V.Parracho, no entanto Mauro que saiu da 5ª fila entrou numa trajetória com borracha falhando a travagem e criando o caos atrás de si, batendo em Rosário e por sua vez obstrui-o A.Parracho atirando-o para 5º posto. O pole position aproveitou a confusão para abrir uma boa vantagem logo na volta inicial e liderou a primeira parte da corrida até à 4ª volta onde cometeu um erro na curva 3 caindo numa vala de onde demorou bastante tempo a sair perdendo várias posições. Mas a liderança da corrida continuaria nas mãos da familia Parracho  e a vitória  estava agora entregue aos suspeitos do costume André e Bap,  André continuou muito seguro e rápido á imagem do que já tinha feito em Palmela à 2 anos, Bap a tentar alcança-lo cometeu um erro idêntico ao de V.Parracho e no mesmo sitio caindo para 4º na penúltima volta.A vitória estava assim bem entregue ao "rainman" André Paracho
Um pouco antes viveram-se lutas muito leais apesar das dificuldades de tracção André Ferreira, Luis Ranito, Vasco e Serginho presentearam a assistencia com manobras de grande pericia evitando sempre o acidente apesar das várias carambolas e piões.
André Parracho depois dos vários azares que o afastaram do titulo na época passada, mostrou que é o grande especialista à chuva do pelotão, está em grande forma e com muita confiança.
Lacerda fez uma corrida muito segura e consistente e foi galgando lugares com os erros dos pilotos mais fervorosos (Vasco e Bap),o segundo lugar é um prémio bem merecido no seguimento da sua grande prova no Carregado.
André Ferreira vai saltando degraus na sua evolução enquanto piloto e e o Podium já estava no horizonte pela sua regularidade, mas o mais impressionante na sua corrida foi a maturidade perante as adversidades premiada pela estreia no degrau mais baixo do pódium.Pedro Rosário mostrou ter umtalento especial para o piso molhado. André Rodrigues, Diogo Filipe, Bruno Andrade e Filipe Tavares tiveram excelentes prestações nas suas estreias nos 390cc e logo debaixo de trovoada.
Uma palavra de apreço para a organização do Kartódromo com os comissários incansáveis ao longo de toda a prova apesar das adversidades climatéricas.
Em breve teremos mais fotos e vídeos.


                                                                  O momento da corrida


A grelha de partida
              Os Parracho no final de uma corrida que iniciaram lado a lado na 1ª fila de grelha de partida
                                   







                                        CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL DE PILOTOS


                            1º -52 pontos

                           2º- 51 pontos

                       3º- 35 pontos
4º - 32 pontos

         










                     

                         5º lugar - 29 pontos

                             6º lugar- 26 pontos














                                 7º - 24 pontos


                             8º - 16 pontos

                             8º - 16 pontos

                             10º - 10 pontos

terça-feira, 10 de junho de 2014

HABEMUS CAMPEONATUM


O pódium
"O momento da corrida" 

Uma corrida de loucos, é a única explicação para o que se passou neste fim de semana no Kartódromo de Fátima.  Na estreia da maioria dos pilotos nos 390cc , para ajudar á festa a meio da qualificação foi caindo umas pingas que se mantiveram ao longo da corrida ,não obrigando os pilotos a mudar para trajectórias de chuva mas a terem os karts muito mais "escorregadios" em curva. Conclusão, ao fim de 5 minutos de qualificação a pista resumia-se a karts virados, com os bicos desmontaveis abandonados pelo chão e bandeiras amarelas em todo o circuito. Andre Parracho foi o primeiro a ter de mudar de kart depois de ficar sem o bico,  Luis Ranito "danificou"  de tal forma o kart que também teve de o substituir(infelizmente porque o seu  2º Kart era bem mais lento), o acidente mais grave seria pouco depois com Vasco a preparar-se para ultrapassar M.Mota quando este abranda devido á mostragem de bandeiras amarelas, acabou por servir de rampa de lançamento para um voo que projectou Vasco quase para fora do Kart, batendo ainda com o queixo no volante que felizmente se resumiu apenas a um torcicolo. Na qualificação Bap numa pole pouco surpreendente, com Serginho ao seu lado, seguia-se Jorge e Miguel Mota (verificou-se posteriormente que este lugar deveria ter sido atribuído a João Moço devido a uma troca dados informáticos de cada kart), na terceira fila Luis Ranito em 5º e Vasco Parracho em 6º. André Parracho apenas com 2 voltas feitas nos treinos largou em 11º.No arranque Serginho surpreende Bap e assume a liderança, mais atráz Vasco salta para o terceiro lugar, mas ao fim de algumas voltas perde este lugar para os dois Andrés com André Parracho a sair do final  da grelha para chegar a terceiro ao fim de 2 ou 3 voltas,Jorge tem problemas no depósito de escape e abandona, Armando Lacerda e Miguel Mota perdem um volta nas boxes. Na frente o grande protagonista do dia estava a ser Serginho a defender-se muito bem dos ataques de Bap, o duo ia mantendo uma luta á parte apesar dos Andrés e Vasco Parracho não estarem ainda fora do alcance, este último roda deixando o Kart atolado na lama perdendo meia volta e caindo para a cauda do pelotão. A prova entra numa fase cheia de peripécias com muitos peões e ultrapassagens á mistura, mas na frente a vitória parecia ser decidida numa luta a dois, serginho chega mesma após algumas dobragens a ganhar alguma margem de conforto sobre Pedro Bap, atráz destes seguia André Parracho, num confortável 3º lugar, André Ferreira mais atráz, João Moço era 5º  a ser perseguido por Vasco Parracho e Paulo Gonçalves, Ranito 8º, e Armando Lacerda 9º. Carlos Gonçalves era o último dos lugares pontuáveis após novo atolamento do kart.




                                             André Parracho a chegar-se à dupla de lideres na parabólica
                                           Pouco depois entre a curva 1 e 3 assumindo a liderança

A 3 voltas do fim acontece a apoteose, uma série de acontecimentos em cata dupla que teriam um desfecho impensável para todos, menos para André Parracho. Vasco Parracho arrisca numa manobra para dobrar Lacerda roda e vê o seu Kart de novo atolado, Serginho e Pedro Bap dobram-no quando está prestes a voltar para a pista, meia volta depois André Parracho começa a chegar-se também para a dobragem ,que consegue quase uma volta depois.Ambos apercebem-se que uma série de bandeiras amarelas fáx Serginho o Bap perderem o ritmo, deixando os dois Parracho aproximarem-se a olhos vistos, mas um está com uma volta de atraso enquanto o outro apercebe-se que tem uma oportunidade de ouro para poder discutir mais do que o podium. Para apimentar ainda mais a história, os lideres chegam-se na última volta a dois pilotos mais atrasados que lutavam por posição e perdem ainda mais tempo, Bap decide que está na hora de tomar a liderança. Contudo André Parracho já tinha pensado o mesmo,numa manobra memorável entre a curva 2 e 3 passa por dentro Bap, Serginho e ainda os retardatários,deixando estes entre si e os anteriores lideres ainda durante umas ou duas curvas. Bap ao ser surpreendido pela manobra de André, trava forte e roda. Serginho dá o tudo por tudo nas últimas curvas mas já é tarde. Serginho e Bap teriam de se contentar com os outros lugares do pódium, André Ferreira manteve o 4º posto quase ameaçando o 3º lugar de Bap, Moço conseguiu terminar em 5º com Paulo bem colado na sua traseira, pouco mais atráz Vasco Parracho consegui tirar o 7º lugar a luis Ranito na penúltima curva antes da bandeirada. Carlos Gonçalves e Armando Lacerda ocuparam os últimos lugares pontuaveis A inspiração, destreza e maturidade de André Parracho deram-lhe uma vitória brilhante numa prova muito bem disputada, que ficará para a história do nosso campeonato. Melhor que tudo o campeonato está ao rubro e apesar do favoritismo de Bap, qualquer um dos 3 primeiros poderia ter ganho esta prova. O mínimo erro pode atirar um líder de prova para lugares do fundo da tabela e vários pilotos podem vencer provas estes ano ou lutar por elas, André Ferreira que se revelou no inicio do último campeonato está a melhorar de prova para prova bem com João Moço e em breve deverão ser presenças habituais no pódium, os pesadões Vasco Parracho,José Santos,  Paulo Gonçalves, Luis Ranito, Armando Lacerda e Jorge, apesar de perseguidos por vários azares já mostraram anteriormente que poderão lutar por vitórias e nas provas de 390cc o peso já não é um grande handicap. Mauro que faltou nesta prova também é outro candidato. Por isso no domingo saímos todos de Fàtima com uma ideia na cabeça, HABEMUS CAMPEONATUM!

Uma nota para Miguel Mota que com muito desportivismo defendeu prontamente que havia um erro na classificação devido á troca dos sensores entre o seu kart e o de João Moço. Por este gesto M. Mota é o
grande candidato ao prémio "Stirling Moss" pelo seu fair play, pudendo suceder a Claudia Marques e Rui Belchior, vencedores do ano transacto.
Em breve teremos os tempos e claro "  O momento da corrida"!
Agora o nosso campeonato irá de férias até Setembro mas o blog continuará sempre em grande actividade com noticias, análises, estatísticas e outras novidades.
                                                                  Corrida
                                                                 Qualificação
                                                                    voltas da corrida 1
                                                                     voltas da corrida 2

                             CAMPEONATO DE PILOTOS

                    1º lugar - 40 pontos


                    2º lugar - 26 pontos


                          2ºlugar - 26 pontos

         











     4º lugar - 20 pontos


         










                     5º lugar- 19 pontos



          6º lugar -18 pontos

       










     7º lugar - 16 pontos
         
            8º lugar - Armando Lacerda - 14 pontos


             9º lugar - 10 pontos

            10 º lugar - 8 pontos

11º lugar - Michel Morais - 6 pontos

12º lugar - Carlos Gonçalves - 1 pontos