sexta-feira, 4 de outubro de 2024

João Moço é o novo campeão KPA 2022/23!





02.03.2024. Piloto da Amadora destrona dinastia "Parracho" que durava desde 2014. Apesar de uma prova muito disputada, João Moço carimbou o título com vitória espetacular conquistada a duas voltas do fim:


Foi no passado domingo, dia 25 de Fevereiro que se disputou a derradeira prova da época 2022/23, no kartódromo do Campera.Os únicos pilotos com a possibilidade de vencer o título eram o tricampeão Vasco Parracho, que conservou o título durante 6 anos, e João Moço que já na época passada esteve bem próximo de arrecadar o título. Contudo desta vez, a matemática estava mais favorável a Moço, que necessitava cruzar a meta em terceiro ou em quarto caso obtivesse a melhor volta, mesmo que o rival triunfasse. A qualificação foi a mais disputada de sempre, tendo Moço obtido a pole sobre o adversário do costume por apenas 4 milésimas de segundo!

   Apesar de ter chuvido bastante uma hora antes da prova, a qualificação foi disputada em piso seco e não voltou a chover durante a prova. Na grelha Paulo Costa foi terceiro, Luis Ranito quarto e Rui Balula quinto. Rui Lopes que disputava o terceiro lugar com Luís Ranito foi apenas nono.

Na Largada, Vasco Parracho largou melhor mas não arriscou a ultrapassagem na primeira curva, preferindo alargar a trajetória por fora para ganhar a posição apenas na terceira curva, lideraria durante uma volta, até ser surpreendido por Paulo Costa, que cedo demonstrou querer intrometer-se na luta entre Moço e Parracho. O ainda campeão em título, pouco depois perderia também a segunda posição para Moço na reta interior á reta da meta, mas viria a recuperar na curva seguinte, contudo os candidatos ao título alargariam a trajetória sendo ambos passados por Luís Ranito. Na Parabólica nesta disputa a três, Moço escolhia a melhor trajetória e recuperava a posição para Vasco Parracho e pouco depois ultrapassava Ranito para chegar a segundo. Entretanto Paulo Costa disparava na liderança, enquanto Vasco Parracho se atrasava na luta da frente ao perder uma volta atrás de Luís Ranito, até finalmente consumar o terceiro lugar na volta seguinte, mas já com um atraso de cerca de 3 segundos para Moço e de 6 para Paulo Costa. A partir da 16 volta Vasco Parracho começou a recuperar ligeiramente para Moço, mas ambos recuperavam bastante terreno para Paulo Costa, que ia perdendo algum tempo nas dobragens. A três voltas do final Moço estava colado a Paulo Costa e Vasco Parracho embora a apenas  3 segundos só lhe restava aguardar por um possível incidente entre os dois primeiros para poder sonhar com o título... Entretanto nessa volta, um piloto mais atrasado embatia nos pneus da penúltima curva e deixava o corretor com uma larga poça, os dois da frente tocam-se ligeiramente devido a essa poça, mas mantêm-se na frente, Vasco Parracho que vinha em modo tudo ou nada pisa o corretor molhado e roda para fora da pista, vendo esvaziar-se as ambições do título, Moço era o novo campeão. Contudo, este não quis deixar os seus créditos por mãos alheias e decidiu fechar a época com chave de oiro ao ultrapassar Paulo Costa na parabólica na penúltima volta. Foi a sua quarta vitória da época, e o primeiro piloto na história KPA a alcançar os dois dígitos em vitórias na carreira ao obter o seu décimo triunfo. Luís Ranito foi quarto e confirmou o terceiro lugar no campeonato. Balula seria quinto e Filipe Pereira voltou a surpeender com o sexto lugar. A prova contou com duas estreantes Ana Campos e Ana Garcia, que tiveram uma pilotagem muito segura especialmente nas dobragens, com destaque para o bom andamento de Ana Garcia que terminou apenas a duas voltas do vencedor num circuito muito exigente. Parabéns à equipa de mecânicos do Campera, pelo bom rendimento dos karts.
Em breve teremos os tempos, a classificação geral de pilotos, vídeos da época e a análise ao top 5 pilotos. Parabéns ao João Moço, é incontestavelmente o piloto em melhor forma da atualidade dos kpa, e o seu título é inteiramente merecido, numa época muito disputada que contou com 5 vencedores diferentes em 8 provas. Venha a próxima época!

Sem comentários:

Enviar um comentário