sábado, 22 de outubro de 2022

Rui Lopes estreia-se a ganhar em Leiria.

 





16-10-2022, Leiria.

Com 14 pilotos na grelha de partida, e o piso bastante humido devido a uma caçimba que caiu de manhã,  os kpa cumpriram a terceira ronda do campeonato 2022/23.

  Na qualificação já se adivinhava a corrida competitiva que se seguiria, uma vez que os 5 primeiros ficaram separados por 2 décimos de segundo! João  Moço  carimbou a sua primeira pole position da época, com um surpreendente Rui Lopes a acompanhá-lo na primeira fila.
Na segunda fila, Vasco Parracho em terceiro com Luís Paulo a fazer o quarto melhor tempo.Na terceira fila Marco Lopes e Ranito e na quarta Paulo Russo e Ricardo Conceição.
No arranque os ocupantes da primeira fila, não largaram muito bem, ao contrario de Vasco Parracho que com um grande arranque ultrapassou ambos por dentro e assumiu a liderança. Luís Paulo, também saltou para o top 3, na segunda volta começou o espetáculo com os rivais do campeonato passado, João Moço e Vasco Parracho, a lutarem pela primeira posição trocando varias vezes de lugar, sempre com enorme lealdade apesar da pouca largura da pista e do piso escorregadio. À segunda volta Luís Paulo passa Vasco Parracho  e João  Moço aproveita para ganhar algum avanço. Mais atrás também  Marco Lopes também chegava a ameaçar o top4, mas uma saída de pista na parabólica impediria-o de lutar pela vitória. Entretanto Vasco Parracho recuperava a segunda posição passando por dentro Luis Paulo antes da reta do armazém à terceira volta,  pouco depois Luís Paulo faria também peão na parabólica. Na frente João Moço  mantinha-se inalcançável, mas em poucas voltas Vasco Parracho conseguiu reduzir a diferença até retomar a liderança com uma boa ultrapassagem no gancho do armazém à 9.ªvolta. Entretanto Rui Lopes que se mantinha agastado das principais litas, começa também a alcançar Moço, vindo a ultrapassa lo poucas voltas depois e mantendo uma distância curta para Vasco Parracho.
Mais atrás Marco Lopes que após a saída de pista descera para 10°, chega à  sexta posição e começa a aproximação à  dupla Luís Ranito e Paulo Russo, que este último parecia levar a melhor até uma dobragem o fazer perder tempo. Após varias trocas de posições entre estes 3 pilotos, Marco Lopes assumiu a quarta posição.
Na frente o duelo pela vitória parecia resumido a Vasco Parracho e Rui Lopes, mais pesado 6 kgs, Rui Lopes perdia uns metros na zona mais reta da corrida, mas conseguia maior estabilidade na zona mais sinuosa. Contudo João Moço mantinha-se a uma distancia curta e caso houvesse algum deslize dos lideres poderia aproveitar.
Vasco parecia no entanto inabalável e tudo apontava para uma repetição da vitória no Bombarral,  mas após perder 2 vezes o GP de leiria a 2 voltas do fim para Bap e Moço em 2013 e 2019, respetivamente,o enguiço de Leiria repetiu se para o tricampeão Kpa, que novamente a duas voltas do fim, deixou uma nesga de espaço na curva 3, que permitiu a um Rui Lopes cheio de determinação assumir a liderança da prova para não mais a perder. Vitória mais que merecida por Rui Lopes, num circuito para si desconhecido. Após ter lutado pelos lugares da frente no GP de Batalha em 2021, e ter obtido a pole este ano em Palmela,  o mais velho dos Lopes, alcançou finalmente um resultado correspondente às suas qualidades.
Mais atrás as posições mantiveram se até ao final. Foi uma das provas mais disputadas que há memoria com vários pilotos a discutirem a vitória, o campeonato conta agora com vários pilotos que têm condições para vencer, e o desfecho de cada prova torna se cada vez mais imprevisível. Em breve teremos a classificação geral de pilotos, o vídeo e a BD da prova.











Sem comentários:

Enviar um comentário