segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Classificação geral de pilotos

1.ºlugar/ 70 PONTOS

2.ºlugar/ 57 PONTOS



3.º lugar / 46 PONTOS


4.º lugar/44 PONTOS
5.ºlugar /34 PONTOS

JOSÉ PINTO
6.ºlugar/ 25 PONTOS
PAULO COSTA
7.ºlugar- 25 pontos


8.ºlugar - 22 pontos

RODRIGO BARROS
9.º lugar/19 PONTOS


10.ºlugar/ 14 PONTOS

11.ºlugar/14 PONTOS


12.ºlugar/ 13 PONTOS


13.ºlugar/10 pontos

ZÉ PEREIRA
14.ºlugar/4 pontos


ANDRÉ GOMES
15.ºlugar/ 4pontos


16.ºlugar/3 pontos

PEDRO CARVALHO
17.ºlugar/ 2 PONTOS

SOFIA CUNHA
18.ºlugar/ 1 PONTO

MICHEL MORAIS
19.ºlugar - 1 ponto


 

José Pinto vence na estreia "Carregado" de água.

11-12-2022. Carregado.

A 4.ª prova do campeonato "Kartspelosares" realizou-se no Carregado, no sentido convencional.

Numa semana marcada pelo mau tempo e calamidades atmosféricas por todo o país, a manhã de domingo acordou com nova chuvada, contudo a prova já foi realizada sem chuva, apesar do piso estar molhado principalmente no seu início. Algumas ausências habituais como André Parracho, Luis Paulo e Rui Lopes, foram substituídas por 4 estreantes embora com níveis de experiência bastante diferenciados, foram os casos de José Pinto, Rodrigo Barros, Paulo Fonseca e Manuela Dias.

    Pela primeira vez foi aplicado o novo critério do regulamento, em caso de chuva os lastros foram fixados nos 75kg. Com a pista molhada mas sem poças, e com os tempos a melhorarem a cada volta resultantes da secagem gradual do circuito, José Pinto carimbou a pole position ladeado por João Moço, Rodrigo Barros e Rui Balula fecharam a segunda linha, Vasco Parracho foi apenas 5.º e Luis Ranito 6.º

    Na largada José Pinto foi ultrapassado por João Moço, Rui Balula, Rodrigo Barros e Ranito. Vasco Parracho fazia um péssimo arranque e perderia 3 posições.Na 3.a curva Balula não consegue evitar o toque na traseira de João Moço fazendo este perder várias posições...Na frente Balula liderava com Rodrigo, Ranito e J.Pinto no seu encalço, mais atrás Vasco Parracho ia recuperando várias posições e chegava ao quinto lugar. À segunda volta Balula sofre um toque e perde a liderança para Rodrigo, Luis Ranito e J.Pinto também aproveitam para passar o piloto de Viseu. Mais atrás João Moço e Vasco Parracho  iniciavam um duelo a dois na luta pelo quinto lugar que poderia dar pontos importantes na luta pelo campeonato. Os dois principais candidatos ao título teriam uma disputa aguerrida e desgastante, trocando de posições diversas vezes. Embora tendo uma luta sempre leal, iam vendo o grupo da frente ganhar uma margem maior de avanço e ficariam arredados da luta pela vitória. Contudo ainda conseguiram alcançar Balula e ultrapassá-lo quase ao mesmo tempo.Na segunda metade da prova Vasco ganharia alguma vantagem e teria descanso durante alguma voltas, mas pouco depois voltaria a permitir a aproximação de Moço, repetindo-se a luta até perto do final com vantagem para Vasco Parracho. Na frente os 3 primeiros seguiam muito próximos com Rodrigo a liderar sobre Ranito e J.Pinto. A poucas voltas do fim Ranito tocou em Rodrigo, e J.Pinto aproveitou para passar para a frente e carimbar a vitória apesar ainda de uma grande oposição de Rodrigo Barros, que terminou em segundo. Luis Ranito fechou o pódium. Mais atrás tudo se manteria igual,  em sétimo Artur Ferreira numa prova muito bem conseguida à frente de Marco Lopes, Pedro Machado, Sofia Cunha, Paulo Fonseca e Manuela Dias. O campeonato está bastante competitivo com 4 vencedores diferentes em 4 provas e entramos agora para a segunda metade da temporado com João Moço e Vasco Parracho mais destacados prevendo-se uma reedição da luta das últimas 2 temporadas, Marco Lopes viu-se um pouco mais afastado da luta pelo título, contudo ainda muito pode acontecer e outros pilotos se poderão juntar a esta luta. Sofia Cunha registou o primeiro ponto da época alcançado por uma participante feminina. Paulo Fonseca e Manuela Dias tiveram um teste de fogo na sua primeira prova de Karting num circuito muito técnico e com muito pouca aderência mas mantiveram uma condução segura e registaram uma evolução de andamento ao longo da prova. Em breve teremos o vídeo e a banda desenhada da prova.


Corrida

                                                                          Qualificação

                                                                        Volta a volta1.
                                                                        Volta a volta 2.









domingo, 30 de outubro de 2022

Classificação geral de pilotos

                  1.º lugar - 60 pontos


2.ºlugar - 45 pontos



3.º lugar - 42 pontos


4.ºlugar - 34 pontos
5.ºlugar - 29 pontos

PAULO COSTA
6.ºlugar- 25 pontos


7.ºlugar - 22 pontos


8.ºlugar/14 pontos


9.ºlugar/10 pontos


10.ºlugar/ 7 pontos


ZÉ PEREIRA
11.ºlugar/4 pontos


ANDRÉ GOMES
12.ºlugar/ 4pontos


13.ºlugar/3 pontos

MICHEL MORAIS
14.ºlugar - 1 ponto

sábado, 22 de outubro de 2022

Rui Lopes estreia-se a ganhar em Leiria.

 





16-10-2022, Leiria.

Com 14 pilotos na grelha de partida, e o piso bastante humido devido a uma caçimba que caiu de manhã,  os kpa cumpriram a terceira ronda do campeonato 2022/23.

  Na qualificação já se adivinhava a corrida competitiva que se seguiria, uma vez que os 5 primeiros ficaram separados por 2 décimos de segundo! João  Moço  carimbou a sua primeira pole position da época, com um surpreendente Rui Lopes a acompanhá-lo na primeira fila.
Na segunda fila, Vasco Parracho em terceiro com Luís Paulo a fazer o quarto melhor tempo.Na terceira fila Marco Lopes e Ranito e na quarta Paulo Russo e Ricardo Conceição.
No arranque os ocupantes da primeira fila, não largaram muito bem, ao contrario de Vasco Parracho que com um grande arranque ultrapassou ambos por dentro e assumiu a liderança. Luís Paulo, também saltou para o top 3, na segunda volta começou o espetáculo com os rivais do campeonato passado, João Moço e Vasco Parracho, a lutarem pela primeira posição trocando varias vezes de lugar, sempre com enorme lealdade apesar da pouca largura da pista e do piso escorregadio. À segunda volta Luís Paulo passa Vasco Parracho  e João  Moço aproveita para ganhar algum avanço. Mais atrás também  Marco Lopes também chegava a ameaçar o top4, mas uma saída de pista na parabólica impediria-o de lutar pela vitória. Entretanto Vasco Parracho recuperava a segunda posição passando por dentro Luis Paulo antes da reta do armazém à terceira volta,  pouco depois Luís Paulo faria também peão na parabólica. Na frente João Moço  mantinha-se inalcançável, mas em poucas voltas Vasco Parracho conseguiu reduzir a diferença até retomar a liderança com uma boa ultrapassagem no gancho do armazém à 9.ªvolta. Entretanto Rui Lopes que se mantinha agastado das principais litas, começa também a alcançar Moço, vindo a ultrapassa lo poucas voltas depois e mantendo uma distância curta para Vasco Parracho.
Mais atrás Marco Lopes que após a saída de pista descera para 10°, chega à  sexta posição e começa a aproximação à  dupla Luís Ranito e Paulo Russo, que este último parecia levar a melhor até uma dobragem o fazer perder tempo. Após varias trocas de posições entre estes 3 pilotos, Marco Lopes assumiu a quarta posição.
Na frente o duelo pela vitória parecia resumido a Vasco Parracho e Rui Lopes, mais pesado 6 kgs, Rui Lopes perdia uns metros na zona mais reta da corrida, mas conseguia maior estabilidade na zona mais sinuosa. Contudo João Moço mantinha-se a uma distancia curta e caso houvesse algum deslize dos lideres poderia aproveitar.
Vasco parecia no entanto inabalável e tudo apontava para uma repetição da vitória no Bombarral,  mas após perder 2 vezes o GP de leiria a 2 voltas do fim para Bap e Moço em 2013 e 2019, respetivamente,o enguiço de Leiria repetiu se para o tricampeão Kpa, que novamente a duas voltas do fim, deixou uma nesga de espaço na curva 3, que permitiu a um Rui Lopes cheio de determinação assumir a liderança da prova para não mais a perder. Vitória mais que merecida por Rui Lopes, num circuito para si desconhecido. Após ter lutado pelos lugares da frente no GP de Batalha em 2021, e ter obtido a pole este ano em Palmela,  o mais velho dos Lopes, alcançou finalmente um resultado correspondente às suas qualidades.
Mais atrás as posições mantiveram se até ao final. Foi uma das provas mais disputadas que há memoria com vários pilotos a discutirem a vitória, o campeonato conta agora com vários pilotos que têm condições para vencer, e o desfecho de cada prova torna se cada vez mais imprevisível. Em breve teremos a classificação geral de pilotos, o vídeo e a BD da prova.











segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Classificação geral de pilotos:

 

                    1.ºlugar/ 45 pontos

                         2.ºlugar/30 pontos

3.ºlugar/27 pontos


4.ºlugar/ 22 pontos


5.ºlugar/ 21 pontos

PAULO COSTA
6.ºlugar/15 pontos


7.ºlugar/10 pontos


8.ºlugar/10 pontos


9.ºlugar/8 pontos


10.ºlugar/ 7 pontos


ZÉ PEREIRA
11.ºlugar/4 pontos


ANDRÉ GOMES
12.ºlugar/ 4pontos


13.ºlugar/1 ponto


















domingo, 12 de junho de 2022

Vasco Parracho regressa às vitórias no Oeste

 05-06-2022. O tricampeão KPA regressou às vitórias no Bombarral e ainda não atirou a toalha ao chão nas contas do título.



Cinco anos depois os Kpa regressaram ao Bombarral, o covid voltou a provocar algumas desistências e compareceram onze pilotos na grelha de partida. Num final de tarde de domingo onde o kartódromo do Bombarral não teve mãos a medir com muitas provas marcadas, assistiu-se a mais um duelo no Oeste, desta vez ao pôr do sol.  Após o resultado catastrófico ocorrido na primeira prova em Palmela, onde apenas fez dois pontos, esta prova era decisiva para o atual detentor do título KPA. O piloto de Linda-a-Velha não deixou os seus créditos por mãos alheias e carimbou uma vitória imaculada de ponta a ponta após mais um empolgante duelo com João Moço. No KIRO, Vasco Parracho carimbou a pole ladeado de Moço, com André Parracho e Marco Lopes na segunda fila. No arranque Vasco assumiu a liderança da prova, mas na terceira curva saiu largo chegando a colocar duas rodas na terra, embora tenha controlado o kart permitiu que João Moço se colocasse ligeiramente à frente na reta paralela à meta, mas na travagem para a direita,Vasco conseguiu travar tarde por dentro e recuperou a posição para nunca mais a largar. Nas voltas seguintes  impôs um ritmo muito forte e sem erros que lhe permitiu uma margem de segurança de 4 segundos, margem que viria a perder na segunda metade da prova. A duas voltas do fim a vantagem era apenas de dois segundos e ainda haviam 3 pilotos para dobrar, contudo sem grandes complicações conseguiu manter a vantagem e cortar a meta na primeira posição, carinbando a sua nona vitória na história do campeonato e uma vitória determinante para se manter na luta pelo título. João Moço foi segundo e carimbou a melhor volta garantindo o ponto extra a poucas voltas do fim. Luis Ranito conseguiu vencer a luta contra Marco Lopes e André Parracho, garantindo mais um pódium. Na sexta posição ficou Rui Lopes, seguido por Artur Ferreira, André Gomes e Luís Paulo. Ricardo Conceição fechou os lugares pontuáveis e Marco Correia fez uma prova de adaptação mas foi sempre atento e cordial nas dobragens. Nas contas do título Moço, aumentou a vantagem para Marco Lopes e Vasco Parracho saiu do final da tabela para entrar no top3. EM breve teremos a B.D e o vídeo da prova.








segunda-feira, 18 de abril de 2022

Classificação geral de pilotos:

                                           

                                                                    1.ºlugar:26 pontos  

                                           

                                                                    2.ºlugar: 18 pontos

                                                                     

                                                                     PAULO COSTA

                                                                   3.ºlugar: 15 pontos

                                           

                                                                4.ºlugar: 12 pontos

                                       

                                                                5.ºlugar: 10 pontos

                                           

                                                                 6.ºlugar : 8 pontos

                                           

                                                                  7.ºlugar: 6 pontos


                                                                    JOSÉ PEREIRA:

                                                                    8.ºlugar: 4 pontos


9.ºlugar: 2 pontos

                                           

                                                                      10.ºlugar: 1 ponto