sábado, 18 de dezembro de 2021

Vasco Parracho é tricampeão KPA por 349 milésimos de segundo!

 






Dia 12 de Dezembro de 2021, dia de inverno frio mas solarengo no Carregado mas também no outro lado do mundo em Abu Dhabi...Neste dia Max Verstapen, Lewis Hamilton, Vasco Parracho e João Moço tiveram em comum a disputa de dois titulos inesquecíveis,  uns no pinaclo máximo do automobilismo, os outros num campeonato de karting nacional amador. Uns em Yas Marina, outros no Campera, ambos entregaram tudo o que tinham e o que não tinham em pista.
As contas do titulo eram claras, 7 pontos a separar os dois primeiros, Vasco Parracho teria de ser segundo classificado e obter a melhor volta para ser tricampeão,  João  Moço  teria de vencer e garantir que Vasco não  fizesse o melhor registo de volta, porque em caso de igualdade pontual João teria vantagem por ter mais vitórias na época.A juntar a isto o palco da grande final seria logo no kartódromo mais técnico,sinuoso e estreito do campeonato, onde lhes esperavam dezenas de dobragens e onde o mínimo erro poderia custar bem caro. 
Se na f1 a corrida só  teve verdadeira acção na última volta, no nosso campeonato houve drama, suspense, garra, perícia, estratégia e muito desportivismo do principio ao fim. 
Apesar dos dias chuvosos que antecederam o dia da corrida, o sol marcou presença,  e embora o asfalto estivesse frio, as condições climáticas não teriam influência  no resultado. Sobre a mecânica, houve sorteio de karts, mas Frederico Viegas afirmou" os meus karts são  todos bons!" e efetivamente assim foi.Toda a equipa do campera foi extraordinária mais uma vez e a mecânica  nao teve influência  na decisão  do titulo.
Na qualificação João  Moço  cravou a sua terceira pole consecutiva, ao seu lado o seu  adversário na luta pelo titulo.Na segunda fila o regressado Luis Paulo e Artur.Na terceira fila Luis Ranito e Rui Balula, numa gralha composta por 11 participantes. No arranque os dois candidatos ao titulo foram engolidos pelo pelotão! Na primeira curva Moço  caia para segundo atrás de Luis Paulo e Vasco caia para sétimo!Num circuito tão  estreito e sinuoso, as aspirações da renovação do título de Vasco Parracho iam por água a baixo mas o piloto não atirou a toalha ao chão,começou a voar baixinho e registaria uma das maiores recuperações da história dos campeonatos Kartspelosares.  Na  curva 1 viria a ascender à quinta posição  e depois na curva 2 recuperaria a posição para Gomes  enquanto via João  Moço  ultrapassar Luis Paulo,assumir a liderança, registar a melhor volta em 42.7 e começar  a distanciar-se.
A pior noticia para Vasco é  que por norma as melhores voltas são  alcançadas no inicio da corrida quando os pneus ainda não estão  muito quentes, mas "travado" no meio do pelotão as suas hipóteses pareciam diminutas...à segunda volta começou a atacar Rui Balula...mas João  Moço  e Luis Paulo iam se distanciado cada vez mais.À terceira volta na curva 7, após  muita pressão sobre Rui Balula, consegue meter o kart por dentro e assumir o terceiro posto, mas ainda não era suficiente, tinha agora de ultrapassar Luis Paulo,mas este já  impunha um andamento muito forte. É  então na quarta volta que enquanto perseguia o segundo classificado que Vasco Parracho viria a carimbar a volta que lhe daria o titulo com 49.230...nas três  voltas seguintes Luis Paulo e Vasco Parracho travam a batalha do dia , tendo estado lado a lado em varias curvas e com travagens nos limites...João  Moço  aproveitava e aumentava a sua distância para mais de 4segundos. Com quase metade da prova realizada,Vasco Parracho ultrapassa Luis Paulo por dentro na curva 5 e começa a perseguição ao líder. A luta agora era entre os dois candidatos ao titulo, não  só pela posição, como pela melhor volta, qualquer erro seria determinante.Vasco começou aos poucos a encortar a distância, as dobragens sucediam se, ambos nos limites iam se dsenvencilhando dos retardatarios, Moço  não cedia e conseguia gerir a distância.A 4 voltas do fim, Vasco percebia que a vitória  seria quase impossível,  e sem ter conhecimento do "live timing"...decidiu passar para o plano B, desistiu de lutar pela vitória na corrida e comecou a desacelerar o kart para arrefecer os pneus e apostar tudo na melhor volta...contudo Luis Paulo que vinha a fazer uma grande corrida já  estava à  espreita do segundo lugar e nao permitiu que Vasco desacelarasse o desejado, mas ainda assim na volta seguinte faz o crono de 42.4 que também  lhe daria o titulo.
No final João  Moço  festejava a vitória  na corrida e Vasco teria de se contentar com o segundo lugar à  frente de Luis Paulo...contudo a decisão  do título só seria conhecida após  o final da prova ao se conhecer o autor da melhor volta.E foi quase num ambiente semelhante à  entrega dos óscares,  que o mecânico  do campera abriu o livrete com os tempos e anunciou o autor da melhor volta e tricampeão kpa, Vasco Parracho, os dois adversários  congratularam se mutuamente numa época  que ninguém  irá  esquecer. Decidida por 1 ponto,que foi alcançado por 349 milesimos de segundo!Um título que não foi decidido até à ultima volta, porque se decidiu após o final da própria prova!
Quanto ao resto da corrida destaque para a melhor prova de Luis Paulo, que ainda apimentou mais a luta pelo titulo, porque se Vasco manteve uma distância curta para João  Moço  não lhe permitindo errar, Luis Paulo condicionou Vasco pelo mesmo motivo.  Com andamento idêntico aos dois primeiros,  a sua primeira vitória estará para breve.
Luis Ranito,Gomes,Rui Balula e Artur terminaram nas seguintes posições. 
Num campeonato onde não  se registaram presenças femininas, na derradeira prova verificou-se não  uma mas três  participações,  Catarina com um óptimo andamento e um oitavo Lugar consagrou se campeã feminina 2021/22. Pedro Carvalho foi nono à frente de Sofia e Vera. Venha a próximo campeonato e com mais provas!Em breve teremos o vídeo, a banda desenhada e as análises ao top 5 de pilotos que estão autorizados a participar no "Campeonato nacional de karting".











Sem comentários:

Enviar um comentário