Campeão renovou o título da época anterior após carimbar vitória incontestável à chuva na última prova do campeonato em Palmela.
01-12-2019.
O campeonato KPA chegou a Palmela para a última prova da sua 4ªedição. Seria esta a prova que iria coroar o campeão de 2018/19, e nunca um campeonato foi tão disputado em termos pontuais, estando 11 pontos a separar os 3 primeiros. Esperava-se por isso por aquela que seria a prova mais empolgante de sempre da história do campeonato Kartspelosares. As matemáticas davam o favoritismo a Vasco Parracho, que teria de ser terceiro, independentemente do resultado dos seus adversários, João Moço e o seu irmão André Parracho. Contudo o terceiro lugar que parecia perfeitamente alcançável perante as suas prestações ao longo da época, poderia estar em risco. Isto porque para além dos 3 candidatos ao título, esta prova teria o regresso de última hora de Luis Ranito,"apenas" o vice campeão da época transacta. E a história não era nada favorável ao mais velho dos Parrachos, que em Palmela no seco nunca foi muito competitivo, tendo como melhor resultado um 7ºlugar da época passada. Já Moço e André Parracho tinham obtido um 2ºlugar em 2014/15 e em 2016/17 respetivamente. Luis Ranito por sua vez já tinha obtido o 3ºlugar em 2016/17. Havia outros pontos de interesse, quem seria o vice-campeão e quem ganharia o campeonato "dos outros", ou seja o 4ºlugar, na disputa entre Luis Paulo e Rui Balula. Conclusão, estavam criados todos os ingredientes para uma prova inesquecível.
Contudo, contrariando as previsões metereológicas, o dia 1 de Dezembro acordou muito chuvoso, facto que voltava assim a dar favoritismo a Vasco Parracho, após ter vencido também em Palmela a 1ºprova do campeonato em condições semelhantes. Dos 10 participantes que se apresentaram à partida, destaque para mais duas estreias, Pedro Carvalho e Sofia Cunha. De referir mais uma vez o grande profissionalismo do Kartódromo de Palmela, que numa manhã com várias provas lamacentas, entregou uma frota "limpa" para as mãos dos nossos pilotos.
Logo no inicio da qualificação a chuva voltou e Vasco Parracho não deixou ficar os seus créditos por mãos alheias e registou a pole position, com um segundo de vantagem sobre o segundo classificado, o seu irmão. Na terceira posição Luis Ranito, após uma ausência de ano e meio, provando que "quem sabe nunca esquece". A completar a segunda fila, ficava Luís Paulo, a comprovar o seu crescendo de forma após ter largado na 1ªfila na prova anterior. Na terceira fila, João Moço foi quinto e Rui Balula sexto.
Na Largada Vasco manteve a liderança até à terceira curva, altura em que André Parracho fez a ultrapassagem por dentro antes da curva do "cotovelo", mas na curva seguinte viria a alargar em demasia a trajetória e Vasco recuperava o 1ºlugar, na saída dessa curva os 4 primeiros chegaram a estar lado a lado! André por fora, Vasco ao seu lado e ainda mais por dentro colocaram-se Moço e Ranito...contudo Vasco foi aquele que endireitou as rodas primeiro e no inicio da subida carregou mais cedo e mais forte no acelerador adiantando-se por entre os adversários e obtendo logo uma margem mínima de conforto para André. Nesta fase da corrida a chuva caía cada vez com maior intensidade criando grandes dificuldades de visibilidade aos pilotos. Na entrada para a reta da meta, Luis Ranito encostou em Moço fazendo este perder algum tempo.A partir da segunda volta os irmãos Parracho começavam a fazer uma corrida completamente à parte do resto do pelotão, com Vasco a aumentar a sua vantagem volta após volta. Pouco depois Luis Ranito fazia um peão, nas contas do titulo Vasco ficava com o caminho ainda mais facilitado, bastando-lhe o terceiro lugar e com Luis ranito a ficar muito atrasado na quarta posição.
A grande dúvida consistia em saber se Vasco não viria a ter nenhum problema mecânico, porque com tanta chuva e lenços de água as velas poderiam empapar como por vezes acontece nas provas chuvosas. Para além disso, a pista estava muito suja devido às várias saidas que se verificaram em provas anteriores, tendo muitas pedras espalhadas, o que poderia danificar o fundo do kart. Caso nada disso sucedesse não restavam muitas dúvidas sobre quem seria o vencedor da prova, até porque a 3 voltas do fim quando André se preparava para dobrar Rui Balula, este rodou arrastando o campeão de 2014/15 com ele...Contudo André manteve o segundo lugar sempre seguro, restando-lhe apenas que alguma anomalia afetasse o Kart numero 27 do seu irmão, situação que não ocorreu. Após 11 voltas de muia água, Vasco Parracho cruzou a meta, renovou o título de 2016/17 numa prestação exemplar, sem cometer um erro do ínicio ao fim sob condições de pilotagem muito adversas. O piloto de Linda-a- Velha, de 39 anos parece estar no auge das suas capacidades e foi um justíssimo vencedor, amealhando recordes atrás de recordes. Com esta sua sétima vitória no Palmarés, passou a ser o piloto com mais vitórias de sempre. Bateu o recorde de vitórias numa só época (4 em 7 provas) e igualou o seu recorde de pontos alcançados do campeonato anterior embora agora com menos uma prova disputada, e portanto com menos 25 pontos possíveis de serem alcançados. Destaque para André Parracho e João Moço que completaram os lugares seguintes do pódium e que dariam também eles dignos campeões, ambos realizando um belíssimo campeonato. No quarto posto ficou Luís Paulo, que alcançou o 4ºlugar na geral, sendo também premiado com a melhor volta. Em quinto lugar ficou Luis Ranito, em sexto Rui Balula.
Destaque para Sofia Cunha, que não se amedrontou com a forte chuvada e fez uma pilotagem cheia de garra, mostrando boas qualidades e alcançando o 7º lugar, o melhor lugar de uma participante feminina nesta época, merecendo o justissimo prémio de campeã feminina 2018/20. Rui Lopes foi oitavo, Pedro Carvalho nono e Artur Ferreira foi décimo após abandonar na sequência de um despiste felizmente sem consequências físicas para o piloto. No final houve banho de champanhe no pódium para ajudar a tirar a lama!
Chegou ao fim a 4ºedição de KPA, um dos campeonatos mais prestigiados e activos do Karting Nacional Amador, com 8 anos de existência e com mais de uma centena de participantes desde a sua fundação,continua a atravessar o país de Norte a Sul ( de Leiria a Palmela) contribuindo em muito para a pratica desta modalidade.Até ao próximo semáforo (da próxima época 2020/21).
Em breve teremos mais fotos, os videos editados das últimas 3 provas, BDs "O momento da corrida", análise da época, análise do top5 pilotos, classificações finais, estatísticas e algumas surpresas...
Classifcação final da corrida
Volta a volta da corrida(1)
Volta a volta da corrida(2)
Pole position
Voltas da qualificação
os 4 primeiros na parabólica(1ªvolta)
os 4 primeiros na parabólica(1ªvolta)
os 4 primeiros na parabólica(1ªvolta)
Vasco Parracho já destacado na liderança
A equipa KPA de Palmela 2019
video da largada
As primeiras curvas
os 4 primeiros
Vasco e André na frente
parte final da corrida
Sem comentários:
Enviar um comentário