Foi em Fátima, a segunda prova do campeonato KPA 2018/19. Com alguns estreantes (estamos já com 97 participantes diferentes em 6 anos de história), foram 12 os pilotos que se apresentaram ao volante da nova frota do Kartódromo de 270cc. Alguma expectativa para este prova porque o líder do campeonato e campeão em título, Vasco Parracho poderia bater o record de vitórias consecutivas de sempre, caso obtivesse o seu quarto triunfo seguido.
Na qualificação João Moço demonstrou o seu bom momento de forma e obteve a sua primeira pole position. André Parracho foi segundo na grelha, sendo a segunda fila ocupada por Luis Paulo e Vasco Parracho respetivamente.
Na largada André assumiu a liderança, João Moço seguia em segundo e Luis Paulo em terceiro.Vasco Parracho largou bem quase disputando a segunda posição com João Moço, mas cedo se verificaria que não teria andamento para acompanhar os homens da frente caindo para quinto, tendo ainda que ultrapassar Rui Balula durante a primeira volta.
Na frente André Parracho começava a ganhar alguma vantagem sobre Moço, enquanto que Luis Paulo começava a perder terreno para a dupla da frente. Vasco Parracho com muita dificuldade ia aguentando o quarto lugar, mantendo um inconformado Rui Balula atrás de si.
Com as primeiras dobragens a surgirem as diferenças foram aumentando. Na segunda metade da prova João Moço começou a chegar-se ao campeão de 2014/15, Luis Paulo mantinha-se isolado na terceira posição. Vasco Parracho continuava em dificuldades, só algum azar na frente lhe poderia dar a hipótese do pódium e só a sua maior experiência nas dobragens lhe permitia respirar dos 3 adversários que o seguiam,Rui Balula, Hugo e Ricardo Conceição.
Na frente a batalha pela vitória começava, Moço chegou a ultrapassar André, mas pouco depois o mais jovem dos Parrachos iria retribuir a manobra na quarta curva(ver video), numa luta muito correta e leal.Na primeira parte do circuito André ganhava habitualmente uma margem de conforto que na segunda metade da volta João Moço encurtava. Nas últimas voltas André conseguia aguentar os ataques e concretizar mais uma vitória que lhe permitia ser o novo líder do campeonato. Com um adversário à sua altura teve de dar o seu melhor para obter a primeira vitória da época, a sexta na sua carreira, ultrapassando o número de vitória do saudoso Pedro Bap, campeão de 2012/13.
De salientar o episódio insólito durante a bandeirada de xadrez, o comissário apresentou a bandeira dobrada...os dois primeiros cortaram a meta colados e durante a volta de desacelaração quando todos os outros comissários agitavam as bandeiras de xadrez, João Moço ultrapassa André que já tinha levantado o pé...mas mesmo sabendo que a prova poderia ainda ter mais uma volta, Moço num acto de grande desportivismo permitiu ao seu opositor retomar o seu lugar...no entanto a prova já tinha mesmo terminado antes e só mesmo com o esclarecimento dos comissários é que as dúvidas se dissiparam.
Luis Paulo obteria o seu segundo pódium nas últimas 4 provas e Vasco Parracho após 8 provas consecutivas no pódium teve de se contentar com o 4ºlugar, na frente de Hugo, Balula e Ricardo Conceição. João Baltazar com o oitavo posto amealhava alguns pontos no seu regresso ao campeonato. Os estreantes Gonçalo Candido e Pedro Serro estreantes no campeonato, entraram com o pé direito pontuando com o 9º e o 10ºlugar respetivamente. Pedro Matias e Eliane Mendez ocupariam os restantes lugares da classificação final.
O campeonato está ao rubro, com 4 pilotos para já bem posicionados na luta pelo título, André Parracho, Vasco Parracho, João Moço e Luís Paulo. Em breve teremos mais videos, tempos, fotos, quadros de classificação e a B.D "O momento da corrida".
Classificação final.
qualificação |
Corrida volta a volta - 1 |
corrida volta a volta - 2 |
treinos volta a volta |
Video da largada
Video da ultrapassagem decisiva (no inicio)
Sem comentários:
Enviar um comentário