quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Participação de 3 equipas de "Kartspelosares" no prestigiante troféu "O forno" em Almeirim

  No passado dia 9 de Novembro iniciou-se o troféu "o forno" no kartódromo de Almeirim. Os kartspelosares apresentaram 3 equipas: "Parracho Team" com os irmãos de Linda-a-Velha,"Bap racing" com Pedro Bap e Serginho,os "Faisca" tinham na sua consituição  José Santos e Paulo Gonçalves.
Com 44 equipas incritas houve divisão em 2 mangas, estando as 3 equipas inseridas na 1 manga.
Na qualificação, apesar do nível elevado da grande maioria das equipas inscritas os nossos representantes inexperientes nestas andanças não defraldaram as expectativas tendo obtido o 14º(Bap racing por Pedro Bap),15º(Parracho team por André) e 17º(Faisca por José Marques). A tarefa parecia complicada e muitas
circunstãncias alheias á condução, iriam ter peso preponderante numa corrida de uma hora. Mas logo no arranque os nossos 3 karts começaram por dar nas vistas, saltando 3 e 4 posições na 1ª volta. Bap seguia em 11º com André no seu encalço, seguia um outro kart adversário ( que ficou baptizado pelo"gajo da honda" devido ao blusão da marca japonesa que vestia) e um pouco mais em atrás José em 14º tentava não perder o encalço. Ao fim de algumas voltas iniciais  André encosta em Bap e no gancho da recta grande entra por dentro para subir um lugar na classificação, entretanto o irmão mais novo do clã Parracho começa a ganhar uma vantagem sobre Bap de forma consistente, enquanto este ia-se envolvendo numa escaldante luta com "O gajo da Honda", terminando com este a ultrapassá-lo e a encostar em André. Mas nas ultimas voltas do turno Bap consegue recuperar a posição entrando na boxe para a troca de pilotos.
   Entretanto estabelece-se o caos na boxe da "Parracho Team", quem observou os minutos finais do 1º turno terá pensado que eram loucos os membros da equipa, pois no monitor informativo a equipa aparecia num estrondoso 6ºlugar, Vasco desesperava gritando e gesticulando no muro das boxes, com André concentradíssimo a impor um andamento fulminante, conclusão o tempo máximo do turno já tinha terminado e André no calor da corrida não vira os sinais vindos das boxes...depois de um inicio de corrida fantástico, a equipa arriscava-se a ser fortemente penalizada ou até excluida...como um azar nunca vem só, quando finalmente trocam Vasco arranca ainda com os lastros do irmão e é obrigado a perder mais tempo.
  Poucas voltas depois surge na recta da meta a indicação do kart"17" da Parracho Team, obrigados a parar novamente na boxe e a ser penalizados com 3 minutos, o equivalente a 3 voltas e um quarto...
Vêm a equipa a cair para o último lugar da classificação,mas apesar dos seus 90kgs o mais velho dos Parrachos ainda consegue recuperar voltas, recuperando uma posição antes de entregar o kart. Entretanto serginho ia mantendo com consist~encia ,tempos que não comprometiam a sua equipa e ainda fez uma das suas voltas canhão. No último turno grandes alterações na tabela, uma vez que ao todo foram 5 as equipas penalizadas embora A parracho Team tenha batido o record de penalização com 3 min. Estes factores elevaram a parte final da corrida para grandes emoções, André recupera no inicio do turno a 19ºposição e a  10 voltas do fim estava a 19 segundos do 18º lugar, encetando uma recuperação impressionante e recuperando o 18ºlugar na penultima volta. Entretanto Bap com as desclassificações à sua frente chega ao 6º lugar e na ultima volta consegue passar o 5º classificado, mas devido a um equivoco ainda por desvendar esta troca de posição não terá sido confirmada pela organização, tendo de se contentar com o meritoso 6º lugar. A equipa Faisca terminou em 17º, teve em José o elemento mais forte,muito consistente e rápido apesar de alguns kg extra, Paulo melhorou bastante face á ultima corrida e o terceiro elemento promete, caso mantenha o entusiasmo revelado.
Com 3 rondas para o final do troféu: Bap racing ocupa a 11ºposição com 35 pontos; Faisca 33º com 9 e Parracho team em 35º com 8pontos.Em breve teremos fotos e tempos.

                                       Vasco Parracho no kart 17, a postos para a qualificação
                                   O stress da troca de pilotos, com Vasco ao fundo e á direita

2 comentários:

  1. Na primeira corrida, serviu essencialente para os Faiscas aprenderem. Com o seu elemento experiente (José Santos) a correr ao nivel do pelotão posterior, os elementos mais verdes limitaram-se a aprender como ser ultrapassados por 4 elementos em cada curva, raramente conseguinto rodar em menos de 60 seg por volta. Alguns piões fruto da afinação dos travões, que obrigavam o kart a dar pião de cada vez que o pedal do travão era fustigado com maior pressão, e saidas de pista devido à rápida e traiçoeira zona rápida da pista.

    Aprendemos também como funcionam as trocas de turnos nas boxes, tendo perdido imenso tempo à espera na balança e na confusão da confinada zona de troca de pilotos.

    Resumindo, foi uma abertura de competição divertida mas com um desempenho humilde.

    Paulo Gonçalves

    Paulo Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voçês tiveram logo um batismo de fogo, e no fim a vossa posição no ranking é o melhor barómetro para representar a vossa evolução.

      Eliminar