segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
José Pinto vence na estreia "Carregado" de água.
11-12-2022. Carregado.
A 4.ª prova do campeonato "Kartspelosares" realizou-se no Carregado, no sentido convencional.
Numa semana marcada pelo mau tempo e calamidades atmosféricas por todo o país, a manhã de domingo acordou com nova chuvada, contudo a prova já foi realizada sem chuva, apesar do piso estar molhado principalmente no seu início. Algumas ausências habituais como André Parracho, Luis Paulo e Rui Lopes, foram substituídas por 4 estreantes embora com níveis de experiência bastante diferenciados, foram os casos de José Pinto, Rodrigo Barros, Paulo Fonseca e Manuela Dias.
Pela primeira vez foi aplicado o novo critério do regulamento, em caso de chuva os lastros foram fixados nos 75kg. Com a pista molhada mas sem poças, e com os tempos a melhorarem a cada volta resultantes da secagem gradual do circuito, José Pinto carimbou a pole position ladeado por João Moço, Rodrigo Barros e Rui Balula fecharam a segunda linha, Vasco Parracho foi apenas 5.º e Luis Ranito 6.º
Na largada José Pinto foi ultrapassado por João Moço, Rui Balula, Rodrigo Barros e Ranito. Vasco Parracho fazia um péssimo arranque e perderia 3 posições.Na 3.a curva Balula não consegue evitar o toque na traseira de João Moço fazendo este perder várias posições...Na frente Balula liderava com Rodrigo, Ranito e J.Pinto no seu encalço, mais atrás Vasco Parracho ia recuperando várias posições e chegava ao quinto lugar. À segunda volta Balula sofre um toque e perde a liderança para Rodrigo, Luis Ranito e J.Pinto também aproveitam para passar o piloto de Viseu. Mais atrás João Moço e Vasco Parracho iniciavam um duelo a dois na luta pelo quinto lugar que poderia dar pontos importantes na luta pelo campeonato. Os dois principais candidatos ao título teriam uma disputa aguerrida e desgastante, trocando de posições diversas vezes. Embora tendo uma luta sempre leal, iam vendo o grupo da frente ganhar uma margem maior de avanço e ficariam arredados da luta pela vitória. Contudo ainda conseguiram alcançar Balula e ultrapassá-lo quase ao mesmo tempo.Na segunda metade da prova Vasco ganharia alguma vantagem e teria descanso durante alguma voltas, mas pouco depois voltaria a permitir a aproximação de Moço, repetindo-se a luta até perto do final com vantagem para Vasco Parracho. Na frente os 3 primeiros seguiam muito próximos com Rodrigo a liderar sobre Ranito e J.Pinto. A poucas voltas do fim Ranito tocou em Rodrigo, e J.Pinto aproveitou para passar para a frente e carimbar a vitória apesar ainda de uma grande oposição de Rodrigo Barros, que terminou em segundo. Luis Ranito fechou o pódium. Mais atrás tudo se manteria igual, em sétimo Artur Ferreira numa prova muito bem conseguida à frente de Marco Lopes, Pedro Machado, Sofia Cunha, Paulo Fonseca e Manuela Dias. O campeonato está bastante competitivo com 4 vencedores diferentes em 4 provas e entramos agora para a segunda metade da temporado com João Moço e Vasco Parracho mais destacados prevendo-se uma reedição da luta das últimas 2 temporadas, Marco Lopes viu-se um pouco mais afastado da luta pelo título, contudo ainda muito pode acontecer e outros pilotos se poderão juntar a esta luta. Sofia Cunha registou o primeiro ponto da época alcançado por uma participante feminina. Paulo Fonseca e Manuela Dias tiveram um teste de fogo na sua primeira prova de Karting num circuito muito técnico e com muito pouca aderência mas mantiveram uma condução segura e registaram uma evolução de andamento ao longo da prova. Em breve teremos o vídeo e a banda desenhada da prova.
Qualificação
Volta a volta1.
Volta a volta 2.