O pódium |
A Familia Karts pelos ares(incompleta) |
Foi nesta manha de domingo que se disputou a 5ª ronda do campeonato KPA16/17.
Na qualificação Vasco Parracho obteve a 2ª pole position consecutiva, com grande estilo depois de sair da garagem em último lugar e ter menos de 5 minutos para a realizar.
Os seus perseguidores nas contas do título André Parracho e Luis Ranito, seguiam-se respetivamente na grelha de partida, no 4º posto, o estreante mas já experiente Hélder Cardoso.Na 3ª fila o regressado Artur Ferreira e Luis Paulo em boa forma. Nuno Freire após uma longa ausência carimbou o 7º Lugar seguido de Diogo Filipe e Pedro Matias.
No arranque o mais velho dos Parrachos segurou a liderança até à 3ª volta, momento em que o seu irmão chegou a ultrapassá-lo no gancho em frente à garagem, mas Vasco alargou a trajetória e fez a tesoura mantendo a liderança, contudo percebia-se que André estava mais rápido. A luta pela liderança era entre estes dois com Ranito e Hélder já um pouco para tráz. Á 4º volta André passa para a frente no gancho da reta meta e carimba a melhor volta, nas voltas seguintes ganha uma margem de conforto de 2,5 seg, mas pouco depois começam a cair uns chuviscos...na volta seguinte Vasco recupera 1 seg e parece ressuscitar a corrida. Contudo na volta seguinte enquanto tentava forçar o andamento numa pista mais escorregadia o lider do campeonato faz um peão...o vencedor da corrida estava decidido, mas as contas do campeonato ficavam indefinidas, com Vasco a perder 2 posições para Hélder e Ranito.
Com a corrida a entrar no último terço, Vasco via-se na quarta posição com dois pilotos rápidos e aguerridos à sua frente, André era o líder virtual no campeonato e Ranito com o 2º lugar á vista podia minimizar a perda de pontos.
Na frente André ia controlando a corrida com autoridade, Vasco em 4º teria de chegar a 2º para recuperar a liderança do campeonato, mas mais um erro ou toque podiam por em causa a própria luta do titulo. Com Hélder e Ranito numa luta acesa , Vasco envolveu-se na briga, os 3 pilotos trocaram alguns toques num duelo quente mas leal. Até que Vasco consegue na travagem para o gancho da reta da meta surpreender Ranito que resistiu com unhas e dentes e depois numa manobra com grande sentido de opurtunidade ultrapassou Hélder na 2ª curva.
A corrida chegaria ao fim com o regresso do campeão André Parracho às vitórias, nunca tremeu quando assumiu a liderança e manteve a frieza mesmo quando cairam alguns chuviscos. O irmão com 4 pódiums consecutivos igualou o record de Pedro Bap em 2013.
Nas contas do campeonato mais renhido de sempre, André está apenas a 2 pontos do irmão, Ranito perdeu um pouco o contacto com o clâ Parracho e está agora a 15, mas ainda faltam 3 provas e pode perfeitamente ainda sonhar com o titulo. Hélder Cardoso ao obter o podium na estreia poderá infiltrar-se nesta luta a 3 nas provas que faltam. Artur Ferreira e Luis Paulo também andam próximos de um pódium, apesar de ambos terem tido azar com a mecânica. Nuno Freire mostrou já ter andamento para acompanhar o grupo da frente, Diogo e Matias ainda em fase de aprendizagem, mantêm a determinação e amealharam pontos preciosos. Em breve teremos a banda desenhada com o momento da corrida.
pole |
voltas |
Corrida
B.D "O momento da corrida"
|
CLASSIFICAÇÃO GERAL DE PILOTOS
1º LUGAR - 85 pontos |
2º LUGAR- 83 pontos |
3º LUGAR- 70 pontos |
4º LUGAR: LUIS PAULO - 34 PONTOS
5º LUGAR- 27 PONTOS
6º LUGAR: PEDRO ROSÁRIO - 25 PONTOS
7º LUGAR - 16 PONTOS
8º LUGAR: HÉLDER CARDOSO - 15 PONTOS
9º LUGAR: ARTUR FERREIRA - 14 PONTOS
10º LUGAR: PAULO DUARTE - 14 PONTOS