quarta-feira, 16 de março de 2016

Prova inaugural do Campeonato katspelosares 2016/17

                               Palmela premeia Guilherme Cardoso na estreia





        Foi este Domingo, a prova inaugural do nosso campeonato, que já vai para a sua III edição, tendo já quase 5 anos de existência. Palmela recebeu a nossa comitiva, com algumas baixas de peso, como Pedro Bap(vice-campeão e ex-campeão 2013), Sergio Rodrigues, André Ferreira e Armando Lacerda, quatro pilotos do top5 na classificação transacta. Contudo novos pilotos ingressaram, três deles de muita qualidade e experiência, Guilherme Cardoso, Gustavo Santos e Ricardo Viana. Restavam dos antigos, o campeão em titulo, André Parracho, Luis Ranito, Paulo Gonçalves , Vasco Parracho e Mauro Domingues como  representantes da competitividade do nosso campeonato,  cada vez com pilotos de maior qualidade.
Para além destes inscritos, surgiam os menos experientes mas igualmente ambiciosos, Artur Ferreira e Nuno Freire( num regresso saudado, desde a primeira prova no carregado em 2011).
 A qualificação prometia uma prova muito competitiva com o pelotão a sair compacto da boxe e rodar durante 10 minutos praticamente colados uns aos outros, encabeçados por Ricardo Viana.
Nos tempos finais, a pole coube a Guilherme, com Ricardo em 2º , Gustavo em 3º e dos não estreantes, surgia só no 4º lugar André Parracho.
   A corrida não desfraldou as expectativas de ninguém, com Guilherme a disparar na frente, Ricardo Viana a ficar praticamente parado , vitima da subida e do peso...André parracho começou desde logo ao ataque provando que está em forma para a defesa do título, após passar Ricardo,atacou Gustavo, consumando a ultrapassagem no inicio da 2ª volta, após sair melhor da última curva antes da reta da meta. Luis Ranito passava Paulo Gonçalves e Vasco Parracho passava Mauro. Á 4ª volta Mauro recuperava a sua posição para Vasco Parracho na reta da meta e ambos tentavam chegar-se ao grupo que os antecedia, com Ricardo a cair na tabela e Ranito a passar Gustavo. Paulo Gonçalves e Ricardo Viana rodaram na sétima volta, tendo Ricardo Viana perdido o 6º lugar na curva do poste para Mauro e no inicio da  volta seguinte para Vasco Parracho. Na perseguição a este viria a sair de pista entregando o 8ºlugar a Artur, autor de uma prova muito consistente e segura, numa adaptação a uma pista desconhecida. Nuno Freire foi 10º , levando um ponto consigo.
 A luta na frente opunha o forasteiro contra o campeão, Guiherme e André, foram disputando volta a volta por centisimos de segundo e a meio da prova André planear o ataque final reduzindo uma desvantagem de 1,5 para 0,5, contudo Guilherme aguentou a pressão e desferiu o último golpe no último terço da corrida ganhando um segundo de folga...que lhe permitiu segurar a vitória. Como se passasse despercebido Luis Ranto depois de se libertar das lutas no meio do pelotão, ganhou 2 segundos nas ultimas voltas aos lideres, quase se intrometendo na luta. Apesar de 14kg a mais do que a maioria, Ranito realizou uma grande prova, merecendo plenamente o 3º lugar do pódium.
corrida

pole

 voltas1

voltas2

polevoltas 1

pole voltas 2



segunda-feira, 14 de março de 2016

Ronda insonsa no final do Forno

Na última prova ,previa-se novamente chuva, sendo a dupla Parracho dos kartspelosares 1 a única a marcar presença. O 20º lugar no ranking podia ser melhorado, embora dificilmente se repeti-se o 14º do ano passado(uma vez que este ano faltaram á 1ª prova).
De qualquer forma calhando na 1ª manga, ficaram num pote cheio de equipas de top e o cenária parecia complicado, para agravar mais ainda na 2ªmanga faltaram muitas equipas tendo menos participantes que na 1ª manga, esse factor foi decisivo para que no final caissem dois lugares no ranking.
Mas vamos á corrida, na qualificação , Vasco Parracho obteve o melhor tempo dando o 13º tempo na grelha. No arranque o piloto até esteve bem e subiu logo para 10º, mas na 2ª volta quando vai a entrar para o 1º gancho na recta da meta, a patilha do acelarador saltou, falhou a travagem á chuva e foi parar ao lamaçal, quando saiu de lá estava em penúltimo com grande atraso para o pelotão, tentou ainda uma aproximação até ao final do turno a um grupo de 4 karts,mas a corrida estava praticamente destruida. Contudo se na prova anterior foi ele a salvar a honra da casa , desta vez foi André a arregaçar as mangas e a chegar-se a esse grupo recuperando uma desvantagem de 20 segundos, passou 2 adversários numa só volta e outro na volta seguinte!
Quando entregou o kart para o irmão no ultimo turno estava em 10º, Vasco subiu para 9º, no final após uma grande luta com dois perseguidores, fez pião e caiu para 11º, mas como á chuva normalmente os peões são uma constante, na última volta o 10º tambêm rodou, Vasco aproveitou para o ultrapassar na curva das boxes e assinou um 10º lugar, que não serviu para subir no ranking. Assim das nossas equipas Kpares1  ficou em 22º, Arla em  28º, Faíscas em 40º(com poucas presenças  este ano). Para o ano há mais!
classificação da corrida

ranking final do troféu 2015/16